Ação inédita da Prefeitura do Recife vai plantar 10 mil árvores no Recife. Os locais estão sendo definidos com ajuda da população e com imagens de satélite e drone

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), vai comemorar a Semana do Meio Ambiente, que acontece entre os dias 03 e 09 de junho, com uma ação inédita: a Maratona Verde. Serão plantadas 10 mil árvores com ajuda da população, sociedade civil e instituições.  As primeiras 100 inscrições no site irão receber as mudas no endereço registrado, no prazo de uma semana que antecede a ação. Pontos de distribuição de mudas, que ainda serão definidos pela SMAS, estarão espalhados em locais estratégicos pela cidade.

Para participar é preciso realizar um cadastro online, através do site da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife   (http://meioambiente.recife.pe.gov.br/).  A partir daí, as informações serão sistematizadas e adicionadas aos pontos validados através da foto enviada no formulário de inscrição. Equipes do setor de Geoprocessamento e Informação, juntamente com o de Arborização da SMAS, irão validar os demais locais com potencial de plantio. Inicialmente, os lugares mapeados foram os equipamentos municipais: de saúde, educação, praças e parques.

Uma plataforma de gestão que integra todas as informações da Prefeitura está sendo desenvolvida e os dados da maratona estão sendo integrados em um sistema de informação geográfica que envolve desde o armazenamento, processamento da informação e criação de aplicativos. Isso garante a longo prazo a eficiência do plantio”, explica Marcos Araújo, chefe da divisão de Geoprocessamento.

No final da maratona, os dados serão integrados ao Inventário da arborização da cidade e, através da medida, poderão ser gerenciados com muito mais exatidão, otimizando o trabalho, minimizando os custos e facilitando a tomada de decisões.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, explica que as equipes estão visitando os locais para checar se a área é apta ao desenvolvimento da futura árvore. “As equipes já estão em campo, checando as localidades e verificando a potencialidade para o plantio. É importante que a população se cadastre e participe dessa importante iniciativa. Chame o vizinho, envolva sua comunidade e abrace essa causa. Vamos deixar o Recife mais verde”, comentou. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *