Academia da Berlinda também na programação da noite fazendo o último show da turnê “Nada sem ela”


Depois de uma boa temporada exaltando o repertório de Jorge Ben, chegou a hora da Los Sebosos Postizos renovarem os ares e explorarem novos ritmos. A banda reúne  integrantes dessa força da natureza que é a Nação Zumbi: o vocalista Jorge Du Peixe, o guitarrista Lúcio Maia, o baixista Dengue, o percussionista Da Lua e o recém-integrado baterista Samuca integram ambos os combos. O tecladista Carlos Trilha e o guitarrista Pedro Baby completam a formação “postiza” que agora segue o caminho do reggae e revisita a obra de Bob Marley e The Wailers. Quem ficou curioso, vai poder conferir o novo show em Recife, neste sábado (14), às 21h, no Baile Perfumado, em uma noite que conta ainda com show dos olindense da Academia da Berlinda.

A história da Los Sebosos começa nos anos 2000 com um show dedicado à obra de Jorge Ben dos anos 1960 e 1970. Nessa nova rota, a banda se reinventa na perspectiva sobre o repertório alheio. No projeto “do Ben”, os Sebosos vestiam as roupas e as armas de Jorge sob influência da sonoridade da Jamaica e levavam clássicos da pista brasuca para arranjos que flertavam, principalmente, com o reggae e o dub. Agora, diante de hits mundiais conhecidos pela cadência marota da ilha caribenha, a banda vai na direção de um som mais próximo do rock – mas sem perder a ternura e tampouco o suinge. 

“Kinky Reggae”, “Rastaman Vibration” e “Slave Driver”, por exemplo, são desconstruídas de seu balanço original e são guiadas por voos rumo à psicodelia. Já “Stir It Up” traz uma referência ao refrão de “Rise” – hit do Pil – Public Image Limited, banda do sex pistol John Lydon na década de 1980. O olhar dos Los Sebosos Postizos para o legado de Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer vai muito além do mero cover, as canções se renovam e a mensagem de resistência se fortalece. O repertório ainda contempla as faixas “3 Litle birdes”, “Concrete Jungle”, “Natural Mistic”, “Positive Vibration”, “Is This love”, “Jamming”, “Buffalo Soldier”, “Redemption Song”, entre outras e no bis, algumas canções do repertório do Benjor.

No mesmo passo que a Los Sebosos Postizos estreia um novo show, a Academia da Berlinda encerra um ciclo. Os meninos fazem o show de encerramento da turnê “Nada sem ela” na ocasião. Após circularem pelo Brasil todo com este trabalho, fazem a última apresentação da tour em casa e devem mostrar algumas faixas novas do quarto disco da carreira que está sendo gravado este ano. O repertório deve contemplar ainda canções como “Dorival”, “Só de tu”, “Fui humilhado” e “Cumbia da praia”.

Os ingressos para a noite de shows de Los Sebosos Postizos e Academia da Berlinda no Baile Perfumado custam R$ 50 e estão disponíveis online através do Sympla e também nas lojas Disco de Ouro, Passadisco e AVESSO.