Romance mergulha nas profundezas de uma vida aparentemente perfeita e expõe o lado obscuro de cada indivíduo

“(…) tudo pareceria tão tortuoso, como se eu passasse dia e noite em um palco, sob luzes fortes, o rosto derretendo, o corpo travado em uma fantasia emprestada que mal cabe em mim. A mesma peça, sem parar, entrando pela esquerda do palco, recitando as falas que ensaiei. E olhando para a multidão, um mar de rostos, procurando, torcendo, precisando desesperadamente ouvir o som de palmas. Ou apenas um aplauso. Eu vejo você. Você existe.”

Quando a menor rachadura no quadro perfeito revela segredos macabros, a realidade sobre uma família perfeita pode ser mais sombria do que se imagina. Romance de estreia da sul-africana Michelle Sacks, lançado agora pela Intrínseca, Você nasceu para isso retrata a escuridão que há no cerne dos relacionamentos mais íntimos. Sem heróis e permeada por uma teia de segredos, obsessão e inveja, a obra é um relato violento de vidas que quase nunca são o que parecem e revela o lado obscuro que muitas vezes não somos capazes de admitir.

Sam e Merry seguem o roteiro de uma vida bucólica: uma bela casa no meio de uma floresta sueca, um filho recém-nascido e um casamento feliz. Os fatos que levaram o casal a abandonar a vida em Manhattan e ir para a Suécia são nebulosos, bem como tudo que está por trás dessa aparente perfeição. Os mistérios que eles escondem podem não ser muito ortodoxos, mas o que está dentro da cabeça desses personagens é o que realmente assusta.

Merry sempre escuta do marido que nasceu para ser dona de casa, mas não sabe o que fazer com o ódio que alimenta por todas as tarefas cotidianas. Sam é um ex-professor universitário que não explicou para a esposa as razões de sua demissão da universidade. Quando eles recebem a visita de Frank, uma amiga de infância de Merry que veio passar alguns meses na casa deles, o idílico castelo de conto de fadas começa a ruir.

Em seu romance de estreia, Sacks deixa o leitor sem saber o que esperar ao construir uma trama onde há sempre algo novo — e ainda mais perturbador — por vir. Despertando um interesse quase “voyeurista” por esta intrigante narrativa sem inocentes, Você nasceu para isso explora de forma provocativa os lados mais obscuros do casamento, da maternidade e da amizade.

MICHELE SACKS nasceu na África do Sul e mora na Suíça. Mestre em literatura e cinema, foi indicada ao prêmio da Commonwealth para contos em 2014 e duas vezes ao South African PEN Literary Award.

VOCÊ NASCEU PARA ISSO

Foto: Intrínseca/Divulgação

Tradução: Carolina Selvatici
Editora: Intrínseca
272 páginas
Impresso: R$ 39,90
E-Book: R$ 24,90