Best-seller instantâneo nos EUA revela os bastidores de como Churchill uniu a Grã-Bretanha durante o pior momento da Segunda Guerra Mundial

Após 55 anos da morte de Winston Churchill, o aclamado escritor Erik Larson lança luz sobre o primeiro ano deste emblemático personagem como primeiro-ministro do Reino Unido. Com base em documentos originais de arquivos e relatórios de espionagem secretos — alguns deles abertos apenas recentemente —, além de diários e cartas, O esplêndido e o vil vai além do relato histórico ao fazer um retrato vívido do cotidiano, dos dramas domésticos e da intimidade de Churchill.

A obra aborda o período entre 10 de maio de 1940 e 10 de maio de 1951, marcado pela campanha aérea alemã que culminou na Blitz, considerado um dos momentos mais sombrios da Segunda Guerra Mundial e que aterrorizou Londres. Nessa incessante campanha de bombardeios travada por Hitler, 45 mil britânicos foram mortos.

Nesse estado de tensão permanente, coube a Churchill manter a nação unida e convencer o presidente americano, Franklin Roosevelt, de que era um aliado valioso — e com disposição para resistir até o fim. Erik Larson mostra como tal feito foi alcançado pelo primeiro-ministro, o que contribuiu para o resgate da civilização ocidental da beira do abismo e a deixou livre para lutar.

Nas palavras do autor, “este foi o ano em que Churchill se tornou Churchill, o buldogue fumante de charutos que pensamos conhecer, quando ele fez seus maiores discursos e mostrou ao mundo o que era coragem e liderança”.

Best-seller instantâneo nos EUA, O esplêndido e o vil apresenta uma narrativa fluida que transporta o leitor para umas das épocas mais difíceis da história do Reino Unido. Segundo o autor, “qualquer referência a um gesto, olhar, sorriso ou outra reação facial vem de um relato de alguém que o testemunhou. Se algo daqui em diante [no livro] desafiar algumas crenças sobre Churchill e sua época, posso apenas dizer que a história é um lugar animado, cheio de surpresas”.

“Atual, ágil e extremamente comovente.”
— The New York Times Book Review
 
“Uma leitura voraz e apaixonante.”
— O: The Oprah Magazine
 
“Uma crônica dolorosa sobre a família Churchill e seu círculo social em meio à resistência durante a Blitz.”
— Vanity Fair
 
“Uma história de sobrevivência e liderança na Inglaterra em tempos de guerra.”
— Rolling Stone

Erik Larson é autor de best-sellers como No jardim das ferasO demônio na Cidade Branca e A última viagem do Lusitania. Como jornalista, trabalhou para o The Wall Street Journal e para a revista Time.

O ESPLÊNDIDO E O VIL, de Erik Larson

Editora: Intrínseca

624 páginas

Impresso: R$ 59,90

E-book: R$ 39,90