Livro de autor americano submetido a terapia para “reverter” homossexualidade deu origem a filme com Nicole Kidman e Russell Crowe


“Eu queria que nada disso tivesse acontecido.
Às vezes agradeço a Deus por ter acontecido.”

Filho de um pastor da igreja Batista bastante influente, Garrard Conley vivenciou um doloroso conflito que colocou sua orientação sexual e sua rigorosa formação religiosa em rota de colisão. Aos dezenove anos, após ser violentado por um colega de faculdade, seu segredo é cruelmente revelado a seus pais. Ele então se vê forçado a fazer uma escolha extremamente difícil: ou concordar em passar por um programa de terapia baseado na religião para “reverter” sua homossexualidade, ou ser abandonado pela família, pelos amigos e pelo Deus ao qual dedicara orações todos os dias de sua vida. Lançado no Brasil pela Intrínseca, o tocante livro de memórias do autor ganhou adaptação para o cinema — com Lucas Hedges no papel principal e a dupla Nicole Kidman e Russell Crowe como seus pais.

Movido pelo sentimento de culpa, Conley aceita ser internado na instituição que o submete a um programa de doze passos cuja finalidade é “curá-lo” dos impulsos impuros e, consequentemente, apagar uma parte do que ele é. Contudo, é justamente durante essa jornada brutal que ele encontra a força necessária para a busca por sua verdadeira identidade. Hoje o autor é um ativista da causa LGBTQI+.

Tocante e inspiradora, a história de Garrard Conley é um acerto de contas com o passado, um panorama complexo das relações dele com a família, com a fé e com a sua comunidade, numa pequena e conservadora cidade no Arkansas. Indicado ao Lamdba Literary Award, que premia títulos com temática LGBTQI+, o livro é o testemunho dos traumas e consequências de se tentar aniquilar parte essencial de um ser humano.

“O poder da história de Conley está não só no retrato vívido que ele constrói do grotesco processo terapêutico, como também em sua escrita poética sobre a sexualidade e o amor.”

The Los Angeles Times

“Emocionante e instigante.”
Booklist

“Um livro de memórias brilhante.”
The Guardian

GARRARD CONLEY é produtor e criador do podcast UnErased, que explora a história da terapia de conversão nos Estados Unidos. Com Boy erased – Uma verdade anulada, Garrard Conley foi indicado ao Lamdba Literary Award e figurou nas listas dos livros de não ficção mais importantes de 2016 do Buzzfeed Books, Shelf Awareness, O Magazine, entre outras publicações. Seus textos podem ser encontrados no The New York Times, TIME, VICE, CNN, BuzzFeed e The Huffington Post. Vive atualmente em Nova York com o marido.

Foto: Intrínseca/Divulgação

Autor: Garrard Conley
Tradução de Carolina Selvatici
320 páginas
Editora: Intrínseca
Impresso: R$ 49,90
E-book: R$ 34,90