Best-seller que baseou série do Apple TV+ combina história de mistério, embate entre fé e ciência e reflexão sobre as diferentes formas de amar

Depois da morte do marido, Cora Seaborne experimenta uma espécie de recomeço. Além de se livrar de um relacionamento abusivo, ela vê o seu caminho aberto para trocar a Londres vitoriana por um vilarejo no condado de Essex, sudeste do Reino Unido. Quando se muda para o novo endereço, acompanhada do único filho, Francis, e da babá do garoto, surpreende-se com uma história pitoresca que circula entre os moradores da aldeia: a de uma serpente mítica que ataca quem ousa atravessar os pântanos das redondezas e que é capaz de causar terremotos.

Ambientado no final do século XIX, o premiado romance histórico, que chega às lojas do Brasil pela Intrínseca, vai ganhar adaptação audiovisual pelo Apple TV+, com estreia marcada para 13 de maio. A série de seis episódios traz no elenco estrelas como Tom Hiddleston (Loki) e Claire Danes (Homeland), e é dirigida pela cineasta britânica Clio Barnard, indicada ao BAFTA 2014.
 Embora os rumores locais sobre a serpente sejam motivo de alarme para a maioria do povoado e tenham levado a uma espécie de paranoia coletiva, são justamente eles que atraem Cora para dentro da comunidade. Ao iniciar uma busca a partir dos rastros dessa lenda, ela, uma naturalista amadora sem paciência para superstições, é apresentada ao reverendo William Ransome, um homem incrédulo e desconfiado que teme que essas invenções e fantasias distraiam as pessoas do verdadeiro caminho da fé.

Narrado com graça e inteligência, A Serpente de Essex explora de forma magistral questões relevantes sobre as dicotomias entre ciência e religião, ceticismo e fé. Mas, acima de tudo, a narrativa envolvente é uma celebração do amor e das muitas formas diferentes – e inesperadas – que ele pode assumir.

“Um dos romances históricos mais impressionantes da última década.”
The Sunday Times

“Livro irresistível que toca o cerne do gótico vitoriano e do mito britânico.”
The Daily Telegraph

Foto: Jamie Drew

Com A Serpente de Essex, seu segundo romance, SARAH PERRY ganhou o Waterstones Book of the Year Awards e o British Book Awards e foi indicada para outros grandes prêmios literários, incluindo o Women’s Prize for Fiction, o Dylan Thomas Prize, o Folio Prize e o Costa Book Awards. O livro ainda baseou a série homônima do Apple TV+, estrelada por Claire Danes e Tom Hiddleston. Autora também de MelmothAfter Me Comes the Flood e Essex Girls, teve seus ensaios publicados em diversos veículos e contribuiu para o Guardian, o New York Times, o Observer e a London Review of Books. Perry é membro da Royal Society of Literature e tem um ph.D. em escrita criativa.

A SERPENTE DE ESSEX, de Sarah Perry

Editora Intrínseca
Tradução: Regina Lyra
Páginas: 416
Livro impresso: R$ 69,90
E-book: R$ 46,90