Maior e mais importante festival brasileiro realizado no exterior exibirá nos EUA, em plataforma de streaming, mais de 100 filmes de 26 de setembro a 25 de outubro

Pela primeira vez um festival de cinema, o Inffinito Film Festival, vai exibir mais de 100 produções brasileiras nos Estados Unidos, em todo o território americano, de Porto Rico ao Alaska. A programação online reúne longas de ficção e documentários produzidos e lançados em 2019/2020, curtas-metragens, mostras de filmes de realizadores indígenas, vencedores dos festivais passados e de diretores negros ou que tenham relevância em sua temática para potencializar a presença do negro no cinema brasileiro.

Pioneiro na promoção e difusão do cinema brasileiro no mercado internacional, o Circuito Inffinito de Festivais é realizado há 24 anos consecutivos, em cidades como Miami, Nova Iorque, Londres, Vancouver, Roma, Milão, Frascati, Madri, Barcelona, Montevidéu, Buenos Aires e Bogotá. Em 84 edições dos festivais, o circuito soma mais de 1000 filmes exibidos, criando assim uma forte relação com o consumidor do produto audiovisual brasileiro no exterior. 

Este ano, por conta da pandemia do Covid-19, a Inffinito vai inovar apresentando online todas as suas mostras, através da plataforma de streaming www.inff.online. Criada exclusivamente pela produtora, a Inff.online disponibilizará a partir de novembro, depois do festival, um catálogo de filmes brasileiros via VOD (vídeo on demand), além de outros mostras temáticas e uma curadoria diversificada.

Os únicos eventos presenciais do 24th Inffinito Film Festival acontecerão em Miami, com um cine drive-in no dia 26 de setembro, e em Nova York, com exibições ao ar livre nos dias 24 e 25 de outubro. 

De 27 de setembro a 23 de outubro, mais de 100 filmes selecionados para as mostras competitivas e hors concours do Inffinito Film Festival estarão disponíveis para o território americano. No Brasil, o público poderá assistir, gratuitamente, a uma seleção especial de filmes, incluindo as mostras de cinema negro, de cinema indígena e de produções do homenageado do festival, Daniel FIlho. 

“Desta maneira, estamos contribuindo para a segurança de nosso público, de profissionais do setor, de toda equipe do festival, além de criarmos uma nova oportunidade de difusão de nossas produções em todo os Estados Unidos”, diz Adriana L. Dutra, sócia da Inffinito, ao lado de Claudia Dutra e Viviane Spinelli.

A 24a edição do Inffinito Film Festival na www.inff.onlineserá realizada em 11 salas virtuais com 8 salas de mostras, 1 sala para debates com realizadores das mostras, 1 sala de masterclasses1 sala de lives, além de festas e noite de premiação nas redes sociais da Inffinito. Veja abaixo os detalhes da programação.

CURADORIA 

A curadoria das Mostras Competitivas e Panorama de Longas-Metragens de ficção e documentário foi realizada por Camila Morgado, Eloisa Lopez, Jal Guerreiro, Laura Fernandes e Liliana Kawase.

Mostra Panorama de Curta-Metragem tem curadoria assinada por Zita Carvalhosa, diretora do Festival de Curtas de São Paulo.

Mostra Filmes Indígenas tem curadoria de Graci Guarani.

JÚRI 

Jurados de longa-metragem de ficção:

● Carol Marra – Atriz

● Joelzito Araújo – Diretor e Roteirista

● Maria Sanchez – Diretora de Aquisições e Coprodução na Amazon

● Tizuka Yamasaki – Diretora 

Jurados de longa-metragem documentário:

● Fabrício Boliveira – Ator

● Graci Guarani – Cineasta

● Malu de Martino – Cineasta

PREMIAÇÃO

Mostra Competitiva de Longas-Metragens:

Prêmios Lente de Cristal escolhido pelo público:

● Melhor Filme Ficção

● Melhor Documentário 

Prêmios Lente de Cristal escolhido pelo júri:

● Melhor Filme

● Melhor Filme Documentário

● Melhor Direção

● Melhor Ator

● Melhor Atriz

● Melhor Direção de Fotografia

● Melhor Roteiro

● Prêmio Especial do Júri

PROGRAMAÇÃO

110 filmes + 25 lives + 7 debates com 70 profissionais do setor

+ 3 master classes + 3 sessões de cinemas ao livre + 2 festas

EVENTOS PRESENCIAIS

Miami

● 26 setembro – Cine Drive-In, Miami 

Evento de abertura com a exibição do filme Abe, de Fernando Grostein Andrade.

Dezerland Park – 14401 NE 19th Ave, North Miami, FL 33181

New York

● 24 de outubro e 25 de outubro – Cinema no Parque 

Exibição dos filmes Eduardo e Mônica, de René Sampaio; e Amazônia Groove, de Bruno Murtinho.

* Locais das exibições e filmes serão confirmados em breve.

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL INFFINITO FILM FESTIVAL

● 27 de setembro a 23 de outubro

​O 24o Inffinito Film Festival, realizado na plataforma www.inff.online, conta com  11 salas, sendo 8 salas de mostras de filmes, 1 sala para lives, 1 sala para debates com realizadores das mostras, 1 sala de master classes, além de festas e evento de premiação nas redes sociais da Inffinito.

SALAS E MOSTRAS

SALA 1 – Mostra Competitiva de Longa-Metragem

12 filmes inéditos nos EUA produzidos e/ou lançados no Brasil em 2019/2020. Cada um dos filmes em competição será exibido em 2 sessões programadas e, em cada sessão, o público terá um período de até 3 horas para iniciar o filme de sua escolha.

8pm às 11pm – Exibições dos filmes da Mostra Competitiva   

SALA 2 – Mostra Competitiva Documentário 

12 documentários inéditos nos EUA produzidos e/ou lançados no Brasil em 2019/2020. Cada um dos documentários em competição será exibido em 2 sessões programadas e, em cada sessão, o público terá um período de até 3 horas para iniciar o filme de sua escolha.

5pm às 8pm – Exibições de documentários da Mostra Competitiva    

SALA 3 – Mostra Panorama de Ficção e Documentário 

23 filmes de recente produção premiados em diversos festivais pelo mundo e inéditos nos EUA.Todos os filmes da Mostra Panorama serão exibidos em 2 sessões programadas e, em cada sessão, o público terá um período de 3 horas para iniciar o filme de sua escolha.

2pm às 5pm e 11pm às 2am – Exibição de Filmes da mostra Panorama

SALA 4 – Mostra Inffinito 

20 filmes vencedores dos Festivais passados do Circuito Inffinito. Todos os filmes estarão disponíveis para exibição em qualquer horário.

SALA 5 – Homenagem a Daniel Filho

10 filmes do  ator, diretor e produtor Daniel Filho, profissional ícone do audiovisual brasileiro que recebe uma vasta homenagem do Festival. Todos os filmes estarão disponíveis para exibição em qualquer horário e alguns com sessão programada.

SALA 6 – Mostra Indígena 

10 filmes em longa e curta metragens realizados por cineastas indígenas. Todos os filmes estarão disponíveis para exibição em qualquer horário.

SALA 7 – Mostra Cinema Negro 

6 filmes realizados por diretores negros ou que tenham relevância em sua temática para potencializar a presença do negro no cinema brasileiro. Todos os filmes estarão disponíveis para exibição em qualquer horário.

SALA 8 – Mostra Curta Panorama

18 curtas-metragens de produção 2018/2019inéditos nos EUA. Todos os filmes disponíveis para exibição em qualquer horário.  

SALA 9 – Lives 

25 lives serão realizadas durante o Festival, sempre às 3a, 4a e 5a feiras, às 7pm. As lives contam com os atores, diretores, produtores dos filmes em competição e o homenageado do Festival, Daniel Filho.

SALA 10 – Debates

7 debates serão realizados com a presença de mais de 70 profissionais que estão nas mostras do Festival, além de representantes do setor audiovisual brasileiro. Os debates serão sempre às 2a feiras, às 10pm. Cada debate terá um tema com foco em cada sala de exibição. São eles:

● 14 de setembro às 10pm  

A importância da manutenção dos festivais de cinema

Debate com diretores, produtores, atores do cinema e TV no Brasil

● 21 de setembro às 10pm  

A diversidade da produção de longas no Brasil

Debate com diretores, produtores, atores da Mostra Competitiva de Ficção

● 28 de setembro às 10pm 

Daniel Filho e o setor audiovisual no Brasil

Ícones da TV e cinema brasileiro debatem a realidade do setor e importância do Daniel Filho

● 5 de outubro às 10pm

Direção de documentários 

No debate diretores da Mostra Competitiva de Documentários

● 12 de outubro às 9pm 

A produção de filmes realizados por indígenas brasileiros

No debate diretores da Mostra Indígena

● 19 de outubro às 10pm 

realidade dos profissionais negros no cinema 

No debate diretores, produtores e atores da Mostra Cinema Negro

● 26 de outubro às 10pm

Panorama de produção e realidade atual do audiovisual brasileiro

No debate diretores, produtores, atores da Mostra Panorama de Ficção e Documentário

SALA 11 – Master Class

Master Classes serão realizadas sempre aos sábados:

● ROTEIRO PARA FILMES E SÉRIES, COM MELAINE DE MANTAS

​10 de outubro das 3pm às 5pm 

Como se desenvolve um roteiro? Qual a diferença entre escrever para TV e cinema? Como desvendar aestrutura de um roteiro? Aqui você aprende as técnicas e as dicas para se tornar um roteirista.

Melanie de Mantas 

Roteirista. Escreveu para cinema os roteiros dos filmes Não “Quero Falar Sobre Isso Agora” (Melhor Roteiro no Festival de Gramado), “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”, “Copacabana,” “Nome Próprio”, “Olhos Azuis”, “Maresia”, “O Escaravelho do Diabo”. Escreveu episódios das séries de TV “Cidade dos Homens”, “Filhos do Carnaval” e “Magnífica 70”. Também ministra aulas de Argumento e Roteiro na Universidade PUC-Rio.

● DIREÇÃO, COM TIZUKA YAMASAKI

​17 de outubro das 3pm às 5pm

O que preciso saber para dirigir um filme?

Conheça o passo a passos para entrar no mundo mágico da direção audiovisual: 

1-Como descobrir uma história? 2- Onde encontro meus parceiros? 3-Que filme quero fazer?  4- Qual o papel do diretor? 

Tizuka Yamasaki 

A cineasta Tizuka Yamasaki estreou em 1980 no cinema como diretora e produtora com o  premiadofilme “Gaijin – Caminhos da Liberdade”. Também realizou outras premiadas produções como “Parahyba Mulher Macho”, “Encantados” e o clássico “Lua de Cristal”, considerado a maior bilheteria dos anos 90. Para a TV, fez a novela “Kananga do Japão”, a minissérie “O Pagador de Promessas”, a série “As Brasileiras”, entre outras.

● PRODUÇÃO PARA CINEMA E TV, COM CLELIA BESSA

​24 de outubro das 3pm às 5pm

Conheça o cenário e oportunidades do mercado audiovisual atual e as perspectivas de futuro com a entrada de novos “players” e os diversos modelos de negócios.  Aprenda as diferentes formas de captação recursos para produção de filmes e séries existentes no mercado, além de modelos tradicionais e as novas experiências de produção “remotas”.

Clélia Bessa

Produtora, professora da cadeira de “Produção I” do Curso de Cinema da PUC-Rio e é sócia da Raccord Produções. Suas produções: “Álbum em Família”, dirigido por Daniel Belmonte (2020), filmado e produzido remotamente durante o isolamento social; “Cedo Demais”, dirigido por José Lavigne (2020); “Pluft” (2020); “Missão Cupido” (2020); “Correndo Atrás” (2020); “Desenrola” (2011); “Cartola” (2007); “Cafuné” (2006), “Separações” (2002), “O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas” (2000) e “Como Ser Solteiro”(1998). Além de produzir conteúdo para televisão, como “”A Dona da Banca – Cine Brasil TV” (2020); “Série C “(2017), “As Canções da Minha Vida”(2017), “DOC Bis” (2013); “Desenrola Aí” (2010/2011); “Paidecendo no Paraíso (2007); entre outros. É conselheira da BRAVI – Brasil Audiovisual Independente e é da Diretoria do SICAV – Sindicato da Indústria Cinematográfica e Audiovisual.

FESTA DE ABERTURA E NOITE DE PREMIAÇÃO

Serão realizadas 2 festas virtuais na abertura e no encerramento do festival, para convidados e para quem comprou o pacote para as mostras. Hosted by Junta, as festas serão realizadas na plataforma www.inff.online, com presença dos diretores, atores, produtores, imprensa e DJ’s no Brasil e EUA. A JUNTA nasceu no início do isolamento social comoforma de reunir amigos, escutar boa música e dançar. Mais do que nunca, juntar parecia ser essencial. Duas amigas e produtoras de eventos, Narciza Leão (Brasília) e Renata Gebara (Rio de Janeiro) se uniram para fazer a festa com DJs residentes e convidados. As edições têm reunido pessoas de várias partes do Brasil e de outros países em uma grande pista de dança coletiva. Cada um em sua casa, com responsabilidade, mas juntos.

Dia 26 de setembro das 10:30pm a 1am

Festa de abertura com DJ’s Convidados 

Dia 23 de outubro das 10pm a 1am

Evento de premiação e encerramento com DJ’s convidados

TICKETS (vendas apenas para o território americano)

Pacote para todas as Mostras + de 100 filmes (apenas para EUA)

U$ 24 por U$18 (desconto até abertura do Festival)

O pacote dá acesso às mostras competitivas, Mostra Panorama, Mostra Inffinito, Mostra Cinema Negro, Mostra indígena, Mostra Curtas, Mostra Daniel Filho, festas, debates, e noite de premiação. 

Doações Member Inffinito (apenas para EUA)

A partir de U$ 88

Acesso às Mostras Competitivas, Mostra Panorama, Mostra Inffinito, Mostra Daniel Filho, Mostra Cinema Negro, Mostra Indígena, Mostra Curtas, festas, debates, premiação, 3 Master Classes, reconhecimento com nome em nossa plataforma.

Cine Drive In – Miami 

Ingresso ou acesso por carro: $40

Dezerland Park Miami 

14401 NE 19th Ave, North Miami, FL 33181

Cine Drive-In no parque – New York

Evento Gratuito

*local da exibição será confirmado em breve

MASTER CLASSES (BRASIL + EUA)

● O valor de cada Master Class é U$ 48 (EUA) ou R$ 250 (Brasil, em 10 x sem juros). Cada Master Class será ao vivo, com duração de 2 horas. As aulas contam com tradução simultânea para inglês. Os alunos recebem certificado de participação.

Master Class de direção com Tizuka Yamasaki

Master Class de produção com Clélia Bessa 

Master Class de roteiro com Melanie de Mantas. 

PARCEIROS

Embaixadoras Inffinito: Laura Fernandes, Liliana Kawase e Renata Garcia.

Patrocínios: Miami-Dade County (Department of Cultural Affairs, Cultural Affairs Council, Mayor and Board of County Commissioners), City of Miami Beach – CAC, Titanio Filmes, Garcia Family Foundation e Sabor de Minas.

Apoios: ATC Cargo, Fogo de Chão, Colab208, Achei USA Newspaper, Culture Owl e Acontece Magazine.

Inffinito Influencers: Aline Barreto, Ana Luisa AnjosAndrea d’Andrea, Bruna Bassanelli, Carina Fernandes, Carol Scaff, Carmem Pimpinati, Esterliz Nunes, Fabiano Proa, Gabriela Egito, Ingrid Caravellas, Jacqueline Barbosa, May, Mirella Afonso, Nick Lucianni, Ramiro Silos, Raquel Lisboa, Renata Batista, Renata Molinaro, Sandra Pietro, Silu Scheffer, Talita Pinheiro e Vicktoria Turmina.

SELEÇÃO DAS MOSTRAS OUTDOOR – MIAMI & NY

Cine Drive In, Miami – Abe, de Fernando Grostein Andrade

Cinema no Parque, NY – Eduardo e Mônica, de René Sampaio

Cinema no Parque, NY – Amazônia Groove, de Bruno Murtinho 

CONTEÚDO DO FESTIVAL DISPONÍVEL POR TERRITÓRIOS:

TERRITÓRIO AMERICANO de Porto Rico ao Alaska

● Mostra Competitiva de Longas de Ficção e Documentário

● Mostra Panorama de Longa Ficção e Documentário

● Mostra Inffinito – Vencedores do Festival

● Mostra Daniel Filho

● Mostra Indígena

● Mostra Cinema Negro

● Mostra Curta Panorama

● Debates

● MasterClass

● Lives

● Festas

● Evento de premiação 

BRASIL

● Mostra Daniel Filho

● Mostra Indígena

● Mostra Curta Panorama

● Debates

● MasterClass

● Lives

● Festas