A magia e a beleza do bumba-meu-boi promete encantar o público presente hoje (11), a partir das 19h, na Pracinha de Boa Viagem. Com 32 anos de fundação, o Boi Malabá e seus brincantes irão contar a tradicional história da morte e ressureição do boi, apresentando a cultura, história e tradição deste folguedo que tem o intuito de contribuir para o fortalecimento das manifestações culturais pernambucanas, em especial do bumba-meu-boi. A apresentação integra as ações do Projeto Recife + Cultura da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife em parceria com o Grupo Parvi e incentivo da Lei Rouanet. A produção é assinada pelo Bureau de Cultura e a indicação é livre.

O Boi Malabá, movimento que traz personagens típicos, surgiu do amor de Renilson Siqueira de Barros, conhecido como Mestre Caboclo, pela brincadeira. Ele garante que a tradição do boi é hereditária e que, hoje, grande parte da sua família também faz parte da agremiação.  

O Recife + Cultura existe há dois anos e as atividades acontecem semanalmente às quartas-feiras na Pracinha. As apresentações são feitas por grupos de dança e teatro de rua, reconhecidos como patrimônio histórico cultural. Nessa nova fase, a ideia é ampliar e qualificar as ações tendo em vista o enorme potencial turístico da cidade que é considerada um dos principais destinos de eventos e polo cultural do Estado. Ao todo, serão 10 dias de apresentações, sempre as quartas, até o dia 25 de dezembro. Cada dia se apresenta uma atração artística diferente.

Além das apresentações dos grupos em Boa Viagem, o Projeto também contou com 5 ações de formação de plateia para alunos e professores da rede da rede municipal de ensino na perspectiva de disseminar e valorizar as manifestações da cultura pernambucana e garantir o acesso desse público às atividades. Todas as apresentações culturais contam com acessibilidade comunicacional para facilitar e permitir que pessoas com deficiência participem das sessões. Também há assentos prioritários, banheiros acessíveis, interprete de libras e um audiodescritor que faz a apresentação dos grupos com detalhes técnicos onde as pessoas com deficiência visual poderão acessar instrumentos, figurino, entre outros.