Nos últimos quatro anos, a região Nordeste tem atraído a atenção do Brasil pelo crescimento de seu mercado cervejeiro. Pernambuco lidera essa ascensão, com uma velocidade e um volume impressionantes. Entre 2015 e 2017, quadruplicou a quantidade de cervejarias no Estado. E, só em 2018, surgiram mais cervejarias do que nos dois primeiros anos juntos.

As cervejas pernambucanas ganharam 21 prêmios nacionais e internacionais, em apenas três anos. Embora o aumento dos índices brasileiros já seja grande, os números estaduais superam os nacionais em percentual. Tudo isso, em plena crise econômica.

Para quem quer acompanhar toda essa evolução, foi criado o Guia da Cerveja Artesanal de Pernambuco, com informações que interessam desde aos amantes de cerveja até a profissionais do ramo. Nas 45 páginas do e-book, o leitor conhecerá a história da cerveja no Estado, as cervejarias registradas no Ministério da Agricultura – Mapa e seus portfólios, eventos, turismo cervejeiro e, ainda, onde tomar uma breja de respeito.

O E-Book foi produzido por Jayme Fonsêca Junior , que é travel-writer pela editora O Viajante e fundador do blog de viagens Juntando Mochilas. Entre as demais, Jayme explora, no material, a cervejaria artesanal pernambucana Ekäut, que em 3 anos de existência já possui 7 estilos fixos e acumula 10 premiações nacionais e internacionais.  É possível encontrar as artesanais da cervejaria em restaurantes, bares e supermercados em todo Nordeste, em formatos de garrafas, longnecks e latas. Além disso, a Ekäut é a única em Pernambuco que possui um Experience Pub, o Ekäut Lab, que proporcionar experiências sensoriais com as cervejas da marca.