Des com passo, de Paulo Romão, tem abertura no dia 14 de fevereiro, no restaurante Terraço do Maricota (Torre, Recife)

Sentimentos à flor da pele transbordados em imagens. Como forma de expressar emoções vividas pelo próprio fotógrafo, Paulo Romão lança a exposição Des com passo, com abertura no dia 14 de fevereiro (sexta-feira), às 18h30, no restaurante Terraço do Maricota, na Torre (Recife). Há 17 anos por trás das lentes, este novo projeto artístico e autoral do fotógrafo retrata a indiferença no amor, solidão e sentimentos de perda, através de elementos da natureza personificados, como água, flores, folha e terra. “Acompanhados de luz, textura e sombra, é possível materializar o que se sente”, explica Paulo. 

Assim, o projeto traz sentimentos desconcertados, desencontrados, como música fora do compasso. “Des com passo é um convite ao diálogo através do encontro entre a fotografia e fragmentos de momentos únicos. É um concerto de uma partitura em construção”, conta o fotógrafo. A obra é também transcrição de conexão consigo, de externar de forma íntegra, com riqueza de detalhes, sobre as coisas do amor, do que se vive. 

Retrato de um desacerto temporal, o olhar atento do fotógrafo se volta para o processo de personificar o que está sempre presente, utilizando com propriedade o suporte fotográfico como expressão, além de se colocar como sujeito. Visceral, mas também delicada, a exposição conta com 12 imagens em quadros 60×60, que estarão à venda, além de fotos menores e em papel fotográfico fine art (sem moldura). 

Com entrada gratuita, a visitação para a exposição será das 12h às 15h (de terça a sábado) e das 18h30 às 23h (sexta e sábado). O restaurante Terraço do Maricota, com cozinha comandada pela chef Carla Chakrian, fica na Rua Padre Anchieta, nº 243, Torre (Recife). Mais informações pelo (81) 3090.7748, [email protected] e instagram.com/pauloromao

Paulo Romão 

Pernambucano, o fotógrafo Paulo Romão está por trás das lentes há mais 17 anos. “Nas minhas imagens, procuro passar paz, cumplicidade, reflexão e autoestima. Espero que as pessoas não só olhem a estética ou beleza das fotos, mas que sentimentos sejam despertados”, diz. Estar com pessoas, conhecendo, criando novos laços, boas histórias e transformando aquele instante em imagem que vai durar para o resto da vida, além de poder fazer parte da história de cada pessoa fotografada, são as principais motivações que o fazem seguir registrando momentos.

“Já fotografei de tudo um pouco ao longo da minha trajetória, entre moda, gastronomia, publicidade e cobertura de eventos. Mas, nos últimos anos, venho atuando com ensaios fotográficos, uma das áreas com que mais me identifico, como de artistas, bandas, casais, gestantes e ensaio individual feminino”, recorda Paulo, completando que, além dos trabalhos comerciais, usa a fotografia como arte e expressão. 

São seis projetos de fotografias artísticas e autorais no currículo do fotógrafo: Sentimentos na pele, sobre tatuagens; Temporalidade, recente produção que fala do sentimento atual das pessoas; Projeto Aire, são fotos de viagens e paisagens; Cor de Luta, sobre valorização, autoestima, preconceito com pessoas negras; Reflexo no olhar, projeto coletivo, realizado junto com os fotógrafos Anderson Stevens, Danielle Pires, Filipe Ramos e Rogaciano Nunes; e Des com passo, este último. 

SERVIÇO  

Exposição Des com passo, do fotógrafo Paulo Romão 

Abertura: terça-feira, 14 de fevereiro de 2020, às 18h30 

Visitação: das 12h às 15h (de terça a sábado) e das 18h30 às 23h (sexta e sábado)  

Onde: Restaurante Terraço do Maricota, na Rua Padre Anchieta, nº 243, Torre (Recife)

Entrada: gratuita 

Informações: (81) 3090.7748  

[email protected]

https://www.instagram.com/pauloromao/