Admiradores da cultura popular vão conferir nova edição do podcast Raízes Sertanejas sobre quadrilhas juninas e ainda playlist com repertório do cantor Assisão

Recife, 18 de junho de 2021 –  Dando continuidade à divulgação e ao debate acerca da cultura popular de Pernambuco, o Centro Cultural Cais do Sertão reforça as homenagens ao ciclo junino em suas plataformas digitais – Spotify e Instagram. Neste fim de semana, os internautas vão poder conferir uma edição sobre Quadrilhas Juninas do podcast Raízes Sertanejas e ainda uma coletânea de canções do cantor e compositor Assisão no canal do museu no Spotify. Todas as novidades sobre a programação virtual e curiosidades acerca do museu podem ser conferidas no perfil @caisdosertao. 

“Ainda sem poder comemorar os festejos juninos à moda antiga, juntando todos para se encantar com shows de sanfona as coreografias das quadrilhas, o Cais relembra toda a tradição junina com playlists temáticas, lives e podcasts. A nossa programação online busca manter viva em cada pernambucano a identidade, a resiliência e o espírito festivo”, pontua a coordenadora de Conteúdo do Cais, Clarice Andrade.

O podcast Raízes Sertanejas foi um dos projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc (LAB-PE) no ano passado e conta com reflexão acerca da musicalidade, religiosidade e dos artistas que fizeram história narrando o Sertão. Idealizado pelo músico-educador Diogo do Monte, o programa desta semana divaga sobre o surgimento das quadrilhas juninas. O convidado é o coreógrafo, quadrilheiro e educador do Cais, Perácio Gondim. A edição está disponível no agregador de streaming do Spotify.

Além da aula sobre quadrilhas, o ouvinte-internauta adentrará às narrativas musicais cantadas pelo músico Assisão. O compositor fez história na música brasileira e, dentro do forró, tornou-se um dos pioneiros na utilização de instrumentos como contrabaixo elétrico, guitarra elétrica, teclado e bateria. Assisão é presença garantida nos festejos juninos, sendo atração nas principais festas de Caruaru e Campina Grande. Para aliviar a saudade de dançar  forró agarradinho, a seleção conta com as canções  “Forró do Futuro”, “Eu Quero Meu Amor”, “Fogueirinha”, “Rasgando o Fole”, “Tempero de Festa” entre outras. O repertório pode ser baixado gratuitamente.