Festival de inovação online e gratuito será transmitido em tempo real nos dias 23 e 24 de julho, quinta e sexta-feira;

Mesas vão reunir especialistas em inteligência artificial, realidade virtual, ciência, diversidade, ética, arte e empatia, como Safiya Noble, Martha Cotton, Silvio Meira,Tonya Nelson, Jaqueline Goes de Jesus, Stevens Rehen, Tiago Mattos, Nina Silva e outros;

Inscrições e line up completo no sitehttps://oifuturo.org.br/festivaloifuturo/

Como será o mundo pós-pandemia? Como seguir em frente diante de tantas incertezas? Como podemos criar novos futuros? Nos dias 23 e 24 de julho, o Festival Oi Futuro vai promover encontros inéditos de grandes nomes brasileiros e estrangeiros que são referência em inovação e tecnologia, trazendo novas visões do futuro a partir da perspectiva da inteligência artificial, da realidade virtual, da diversidade, da ética, da arte e da empatia. O festival é 100% online e gratuito, e as mesas e palestras serão transmitidas em tempo real nos canal do instituto Oi Futuro no YouTube. Os interessados podem se inscrever pelo site:https://oifuturo.org.br/festivaloifuturo/

“Neste momento de grandes transformações, precisamos refletir sobre o futuro que temos pela frente e como podemos torná-lo mais humano, mais diverso e mais inclusivo. Com a criação deste Festival, o Oi Futuro promove um espaço de debate de alto nível para gerar visões propositivas e construtivas, renovar a energia de todos”, diz Suzana Santos, presidente do instituto Oi Futuro.

Programação

Nos dias 23 e 24, quinta e sexta-feira, a partir das 17h, o Festival Oi Futuro vai trazer um time multidisciplinar e internacional de especialistas, reunidos em mesas temáticas, com apresentações e debates. Na mesa de abertura, o executivo Rodrigo Abreu, CEO da Oi, e o futurista Tiago Mattos vão falar sobre os desafios da inovação tecnológica, hiperconexão e novos modelos de experiência. Entre os especialistas estrangeiros que vão participar das mesas estão: a pesquisadora americana e professora da UCLA Safiya Noble, que vai discutir como os algoritmos podem reforçar a discriminação; a designer e pesquisadora americanaMartha Cotton, diretora da Fjord/Accenture e especialista em tendências de consumo; a britânicaTonya Nelson, diretora de Arte, Tecnologia e Inovação do Arts Council England.

Entre os participantes brasileiros estão: o educadorSilvio Meira, que estará ao lado de Martha Cotton debatendo novas formas de pensar e aprender no pós-pandemia; o neurocientista Stevens Rehen, da UFRJ, que falará sobre os desafios da ciência, ao lado da pesquisadora de biotecnologia Jaqueline Goes de Jesus, uma das responsáveis pelo sequenciamento genético do novo coronavírus nos primeiros casos na América Latina. A programação também trará Nina Silva, CEO do Movimento Black Money, que discutirá transformação digital e reinvenção cultural ao lado de Tonya Nelson; o curador Marcello Dantas e o executivo Roberto Guimarães, gerente executivo de Cultura do Oi Futuro, que estarão lado a lado falando sobre como a arte pode nos ajudar a reinventar a realidade daqui para frente; o advogado Sergio Branco, do ITS, que estará ao lado de Safiya Noble falando sobre ética e humanidade na inteligência artificial; os pesquisadores Daniela Klaiman e Rodrigo Terra, especializados em realidade virtual, aumentada e mista, que vão discutir o uso de narrativas imersivas para gerar empatia; o empreendedor Paulo Rogério Nunes e a ativista Christiane Silva Pinto, que vão abordar a questão da diversidade para a inovação. A programação tem curadoria da dupla Gabriela Agustini e Silvana Bahia, do Olabi, em parceria com a equipe do Oi futuro. Confira a programação completa:https://oifuturo.org.br/festivaloifuturo/

“Arte, ciência, tecnologia, comunicação, educação, desafios organizacionais levantam perguntas que formam os questionamentos contemporâneos e podem ampliar as nossas referências para construir futuros desejáveis”, diz Gabriela Agustini.

 1º Festival de inovação do Oi Futuro

A história do Festival Oi Futuro nasceu de uma situação adversa: o cancelamento do Festival SXSW, que aconteceria em março de 2020 nos EUA e foi suspenso em função da pandemia da Covid-19. A equipe do Oi Futuro estava de malas prontas para a cidade americana de Austin, onde o SXSW é realizado todos os anos e atrai milhares de participantes de todo o mundo. Lá, o instituto participaria do ciclo SXSW Edu e apresentaria dois cases de inovação em educação, os programas NAVE (Núcleo Avançado em Educação) e Oi Kabum!. “Com o cancelamento do SXSW, decidimos montar o nosso próprio festival de inovação, agora por meio online. Chamamos nossa rede de idealistas, futuristas e fazedores, que se tornou ainda mais ampla e potente, para nos ajudar a navegar nesse novo presente e a conceber juntos novas visões do mundo pós-pandemia”, conta Sara Crosman, diretora executiva do Oi Futuro.

Com o isolamento social preventivo e os efeitos da pandemia em diversas esferas, o projeto ganhou força e tornou-se prioritário para o instituto por possibilitar a conexão com um público amplo e pela articulação em redes.  “Acreditamos que problemas complexos exigem soluções colaborativas e decidimos reunir em um festival pensadores de diversas áreas, para que possam compartilhar seus diferentes pontos de vista, provocar novas perguntas e inspirar novas possibilidades e soluções”, afirma Sara.

Para afinar a programação, o Oi Futuro convidou a dupla Gabriela Agustini e Silvana Bahia, do Olabi, para assinar a curadoria ao lado da equipe do instituto e para fazer a apresentação das mesas. “O momento traz desafios e necessidades de reinvenção. Por isso, focamos em discussões que ampliem as perguntas e apontem para futuros mais inclusivos, criativos e generosos”, diz Gabriela Agustini.

“Não fomos ensinados a lidar com momentos de tanta instabilidade como este, onde a nossa noção de futuro também se embaralha. Nessas horas, o melhor a fazer é desconstruir as previsões e certezas e se abrir para pensar de outras formas, ampliando nosso olhar e percepção do mundo. Esse pode ser um caminho para estabelecer um senso de coletividade para trabalharmos por um futuro melhor”, completa Silvana Bahia.

PROGRAMAÇÃO:

23/07 (quinta-feira)

17h – Abertura: Suzana Santos (instituto Oi Futuro)

17h10 – Mesa: “O futuro já está entre nós”

            Rodrigo Abreu (CEO da Oi) + Tiago Mattos

18h – Mesa: “Novas formas de pensar para tempos incertos”

            Silvio Meira + Martha Cotton (EUA)

18h50 – Mesa: “Transformação digital ou reinvenção cultural?”

            Tonya Nelson (UK) + Nina Silva

19h40 – Mesa: “Ética e humanidade na inteligência artificial”

            Safiya Noble (EUA) + Sergio Branco

20h20 – Encerramento: Bernardo Scudieri (instituto Oi Futuro)

24/07 (sexta-feira)

17h – Abertura: Suzana Santos (instituto Oi Futuro)

17h10 – Mesa: “Ciência na linha de frente” 

            Stevens Rehen + Jaqueline Goes de Jesus

18h – Mesa: “Virtualmente real? Imersos em novas realidades”

            Daniela Klaiman + Rodrigo Terra

18h50 – Mesa: “A diversidade move a inovação. E quem move a diversidade?”

            Chris Pinto + Paulo Rogério Nunes

19h40 – Mesa: “Arte e a reinvenção da realidade”

            Roberto Guimarães + Marcello Dantas

20h20 – Encerramento: Sara Crosman (instituto Oi Futuro)

Conheça os participantes do Festival Oi Futuro:

CHRISTIANE SILVA PINTO

COMUNICADORA E ATIVISTA, ESPECIALISTA EM DIVERSIDADE & INCLUSÃO

Christiane Silva Pinto é paulistana da Vila das Mercês, formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo e, após trabalhar como Recrutadora no Google Brasil por 6 anos, hoje gerencia a estratégia de marketing das soluções da companhia para Micro e Pequenas Empresas. Também fundou o comitê AfroGooglers, grupo formado voluntariamente por funcionários de diversas áreas (negros e aliados) e que tem por objetivo educar e gerar conscientização interna em relação à justiça racial, assim como apoiar e desenvolver os atuais profissionais negros na empresa, além de trabalhar com a comunidade externa visando sua capacitação e crescente representação de profissionais negros no mercado de trabalho.

https://www.linkedin.com/in/christianepinto/

DANIELA KLAIMAN

FUTURISTA E ESPECIALISTA EM COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR.

Daniela Klaiman é palestrante e Futurista formada em tecnologia, futurismo e empreendedorismo pelo Transdiciplinary Innovation Program da Universidade de Jerusalém.

​Expert e consultora de Consumer Behavior and Trends Research, pós-graduada em Coolhunting & Trends pela Universidade de Barcelona.

Foi diretora de Planejamento e Consumer Insights da Box1824 durante 5 anos.

Criadora e professora dos cursos: ‘Future Behavior & Consumer Insights’ e ‘Futurismo’ na ESPM de São Paulo.

Curadora e organizadora do TEDxMauá desde 2011.

​Colunista da UOL com a página ‘O Mundo Mudou’ no canal Tilt Daniela é Fundadora da Unlock the Future, Fundadora da Unlog e Fundadora e CEO da Glimpsy.

GABRIELA AGUSTINI

CURADORA

Codiretora executiva do Olabi, uma organização focada em estimular o uso de tecnologias para transformação social. Apresentadora do programa Conexão Maker, no Canal Futura, é consultora em tecnologia, inovação e criatividade, e mestre em design e sociedade.

JAQUELINE GOES DE JESUS

BIOMÉDICA E CIENTISTA

Graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) pelo Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz – Fundação Oswaldo Cruz (IGM-FIOCRUZ) e Doutora em Patologia Humana e Experimental pela Universidade Federal da Bahia em ampla associação com o IGM-FIOCRUZ. Desenvolve pesquisas na área das arboviroses emergentes ZIKV, DENV, CHIKV, YFV, ORV e MAYV.

Atualmente desenvolve pesquisas como bolsista FAPESP, em nível de pós-doutorado, no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo – Universidade de São Paulo (IMT-USP), no âmbito do CADDE – Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics and Epidemiology (http://caddecentre.org). É uma das responsáveis pelo sequenciamento genético do novo coronavírus dos primeiros casos de COVID-19 na América Latina.

Instagram @drajaquelinegoes

Twitter @drajaquegoes

MARCELLO DANTAS

CURADOR E DIRETOR ARTÍSTICO INTERDISCIPLINAR, COM AMPLA ATIVIDADE NO BRASIL E NO EXTERIOR

Marcello Dantas é um premiado curador e diretor artístico interdisciplinar, com ampla atividade no Brasil e no exterior. É responsável por inovar o conceito de museologia no país, trazendo doses sem precedentes de tecnologia, interatividade e recursos multimídia, proporcionando experiências de imersão por meio dos sentidos e da percepção.

MARTHA COTTON

MARTHA É DIRETORA GERAL DA ACCENTURE E É CO-LÍDER GLOBAL DA FJORD

Martha é diretora geral da Accenture e é co-líder global da Fjord. Possui mais de vinte anos de experiência em consultoria, trabalhando como etnógrafa aplicado em vários setores e colaborando com diversos profissionais, incluindo designers, engenheiros, analistas de negócios, comunicadores de marketing e estrategistas de marca. Antes de ingressar na Fjord, ela foi parceira da Gravitytank e liderou a prática de Pesquisa em Design. Martha faz parte do corpo docente do programa MMM da Northwestern University – graduada em Design Thinking pela Kellogg School of Management – onde desenvolveu e atualmente ministra o currículo de Pesquisa em Design. Escritora e palestrante frequente na interseção de antropologia e negócios, o artigo de Martha, “The Shelf Life of Data” (A Vida Útil de Dados) aparece na obra “The Handbook of Anthropology in Business” (LeftCoast Press, 2014. Denny & Sunderland (Ed.)) É bacharel em Inglês pela Universidade de Indiana e um possui mestrado em Estudos de Desempenho pela Northwestern University. Também é autora de “Dinner Dates: A Cookbook for Couples Cooking Together” (Avon Books 1999).

Martha passou sua carreira estudando como as pessoas comuns se envolvem com produtos, serviços e marcas, além de auxiliar seus clientes a trabalhar de forma diferente e com uma lente centrada no ser humano. Ela realizou uma profunda pesquisa etnográfica em todo o mundo e em todos os setores que você poderia imaginar, de Automotivo a Zíper, encontrando maneiras para seus clientes se conectarem com as pessoas de maneira autêntica. Uma vez que ajuda seus clientes a obter sucesso por meio de seus portfólios de inovação, grande parte de seu trabalho também inclui foco na mudança da cultura corporativa e auxilia as organizações a aprender a sair de seu próprio caminho, para que possam ter sucesso em seus objetivos de inovação.

NINA SILVA

CEO DO MOVIMENTO BLACK MONEY

Executiva em Tecnologia há mais de 20 anos, especializada em gestão de projetos internacionais e transformação digital. Nina é empresária, escritora, mentora de negócios, palestrante e colunista da MIT Sloan Review, PME Estadão e da revista Forbes.

CEO e uma das fundadoras do Movimento Black Money, Nina foi considerada pela UOL Universal uma das 19 mulheres de 2019, pela Forbes em 2019 uma das 20 Mulheres Mais Poderosas do Brasil e pela MIPAD (Most Influential People of African Descent) como uma das 100 afrodesencentes mais influentes do mundo abaixo de 40 anos.

Instagram.com/ninasilvaperfil

PAULO ROGÉRIO NUNES

CONSULTOR EM DIVERSIDADE E COFUNDADOR DA AFAR VENTURES

Paulo Rogério Nunes é consultor em diversidade, considerado um dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização global MIPAD, ligada à ONU, e alumni do Berkman Klein Center da Universidade Harvard. Paulo é cofundador da aceleradora Vale do Dendê que apoia startups criativas e focadas em diversidade, cofundador da AFAR Ventures, colunista da Exame, autor do livro “Oportunidades Invisíveis” e palestrante na Casé Fala.

ROBERTO GUIMARÃES

GERENTE-EXECUTIVO DE CULTURA

tem formação em Comunicação Social, na Universidade Federal Fluminense, e em Artes Cênicas, na Casa das Artes de Laranjeiras.

Trabalha no Oi Futuro, desde a sua criação, em 2001.

Atualmente, é gestor de Cultura do instituto, estando sobre responsabilidade da área o centro cultural Oi Futuro, o Musehum, o Labsonica e o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados.

RODRIGO ABREU

PRESIDENTE DA OI

Com ampla experiência na liderança de empresas do setor de tecnologia e telecomunicações, Rodrigo Abreu é CEO da Oi e está à frente da transformação da empresa na maior provedora de infraestrutura do país. Engenheiro elétrico graduado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com MBA em Administração Geral pela Stanford Graduate School of Business, foi presidente de empresas como Cisco, TIM, Nortel e Quod, empresa gestora de bases de dados com foco no Cadastro Positivo, criada pelos cinco maiores bancos brasileiros.

RODRIGO TERRA

AMANTE INQUIETO DA TECNOLOGIA E ESPECIALISTA EM PESSOAS, COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO

15 anos no mercado de entretenimento e tecnologia, cruzando fronteiras em empreendimentos em televisão, cinema, games e novas mídias. Radialista de profissão, empreendedor com foco em inovação, viciado em novas tecnologias, pesquisador e LEGOmaníaco. É atualmente professor da ESPM nas pós-graduações de Inovação. É Co-fundador e Chief Technology Evangelist da ARVORE Experiências Imersivas, com sede em São Paulo e Los Angeles.

SAFIYA UMOJA NOBLE

PESQUISADORA E PROFESSORA DE ESTUDOS DA INFORMAÇÃO DA UCLA

Safiya é Associate Professor na University of California, Los Angeles (UCLA), no Departamento de Estudos da Informação, onde atua como co-diretora do UCLA Center for Critical Internet Inquiry. É autora do livro Algorithms of Oppression: How Search Engines Reinforce Racism (NYU Press), que se tornou best-seller ao apontar como a discriminação racial e de gênero podem ser reproduzidas por algoritmos de mecanismos de busca comerciais.        

SÉRGIO BRANCO

COFUNDADOR E DIRETOR DO ITS RIO

Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professor convidado do doutorado em Inovação, Ciência, Tecnologia e Direito da Universidade de Montréal. Professor de Direito Civil e de Propriedade Intelectual do Ibmec. Professor de Direito Civil e de Propriedade Intelectual da pós-graduação da FGV Direito Rio. Autor dos livros “Memória e Esquecimento na Internet”, “Direitos Autorais na Internet e o Uso de Obras Alheias”, “O Domínio Público no Direito Autoral Brasileiro – Uma Obra em Domínio Público” e “O que é Creative Commons – Novos Modelos de Direito Autoral em um Mundo Mais Criativo”. Especialista em propriedade intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Pós-graduado em cinema documentário pela FGV. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Advogado. Cofundador e diretor do ITS Rio.

SILVANA BAHIA

CURADORA

Codiretora executiva do Olabi, é mestre em cultura e territorialidades pela UFF e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ. Uma das principais lideranças sobre a intersecção entre tecnologia, gênero e raça no Brasil.

SILVIO MEIRA

PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO DA CESAR.SCHOOL E O CIENTISTA-CHEFE NA THE DIGITAL STRATEGY COMPANY

Silvio Meira é professor extraordinário da Cesar.School e o cientista-chefe na The Digital Strategy Company. É professor emérito do Centro de Informática da UFPE, recife, fundador e presidente do conselho de administração do Porto Digital. É professor titular aposentado do Centro de Informática da UFPE, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife até 2014. Foi fellow e faculty associate do Berkman Klein Center, Harvard University, de 2012 a 2015 e professor associado da Escola de Direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017, e é membro dos conselhos do MAGALU, MRV, CI&T e CAPES. Silvio é engenheiro de eletrônica pelo ITA [1977], MSc em Ciência da Computação pela UFPE [1981] e PhD pela UniKent, UK [1985].

STEVENS REHEN

NEUROCIENTISTA ESPECIALISTA EM CÉLULAS REPROGRAMADAS E ORGANOIDES CEREBRAIS

Cientista brasileiro, professor da UFRJ e Instituto D’Or, estuda células neurais e organoides cerebrais. Membro da Academia de Ciências da América Latina. Coordenador da ArtBio, projeto que democratiza a ciência através da perspectiva artística.

Apresentador do podcast Trip com ciência, membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Curador do Rio2C e consultor de ciência do Conversa com Bial.

TIAGO MATTOS, FUTURISTA E CO-FUNDADOR DA AEROLITO

Considerado um dos principais futuristas do Brasil.

Membro docente da Singularity University (EUA), Professor convidado na Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel) e da Universidade de Lisboa (Portugal). Suas apresentações já foram vistas em quatro continentes. Em 2018, foi convidado para compartilhar sua visão de futuro na ONU, em Genebra.

Como empreendedor, esteve no time de co-fundação de diversas iniciativas da nova economia: laboratórios de big data, plataformas digitais, coworkings, aceleradoras, escolas de inovação, entre outros.

Como autor, teve seu livro figurando nas listas dos mais vendidos já na primeira semana. Foi colunista de inovação da época negócios ao longo de 2018.

Em 2020, foi convidado para participar versão brasileira da coletânea ‘letter to my younger self’ junto com de Paul Mccartney, Jamie Oliver, Ariana Huffington, Ozzy osbourne, Danny Devito e outros 80 nomes internacionais.

Atualmente, Tiago é uma das lideranças da Aerolito: Laboratório que explora cenários futuros. Seus estudos estão direcionados, principalmente, à cultura digital, ao futuro do trabalho e a novas tecnologias.

TONYA NELSON

DIRETORA DE ARTES, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO ARTS COUNCIL ENGLAND

Tonya Nelson foi nomeada como a primeira diretora de Tecnologia e Inovação Artística no Arts Council England e foi co-autora do relatório de políticas Culture is Digital, do Department for Digital, Culture, Media and Sport (DCMS). Atualmente, também preside o conselho de curadores da Bomb Factory Arts Foundation, o Comitê do Reino Unido do International Council of Museums (ICOM UK) e é membro do conselho de curadores da The National Gallery. Além disso, Tonya faz parte do Grupo Consultivo Profissional Art World da Christie’s Education. Foi Diretora de Museus e Programas Culturais da University College London (UCL). Antes de ingressar no setor cultural, foi advogada e consultora de administração em Washington, DC, onde cresceu.