qui. nov 15th, 2018

Festival No Ar Coquetel Molotov leva Francisco El Hombre, Lia de Itamaracá e Romero Ferro para Belo Jardim neste sábado.

Agda, Rasga Mortalha e Jurandex também estão no line up do evento que acontece no Parque do Bambu.

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o Festival No Ar Coquetel Molotov apresenta Lia de ItamaracáFrancisco El HombreRomero Ferro (Garanhuns) Agda (Santa Cruz do Capibaribe), RasgaMortalha (Caruaru) e Jurandex (Belo Jardim) em Belo Jardim, neste sábado, no Parque do Bambu, a partir das 15h.

OS ARTISTAS

Ícone incontestável da história da cultura popular brasileira, Lia de Itamaracá é sem dúvida uma das grandes atrações do No Ar Belo Jardim 2018. Seu nome, atrelado a ilha onde nasceu e vive há cinco décadas é sinônimo de perseverança e resistência, prerrogativas que deram à artista, ressonância internacional, indo além dos circuitos folclóricos, regional ou de cultura popular. Referência para o manguebeat, aos 72 anos, Lia e sua ciranda é inspiração para muitos e uma lenda viva de Pernambuco.

Foto: Rogério Reis

Formado pelos irmãos mexicanos Sebastián (bateria e voz) e Mateo Piracés-Ugarte (violão e voz) e pelos brasileiros Juliana Strassacapa (voz), Andrei Kozyreff (guitarra) e Rafael Gomes (baixo), o quintetoFrancisco El Hombre encontra na estrada e na vida cotidiana, suas grandes inspirações. Com letras em português e em espanhol, a banda se tornou uma peça fundamental na conexão latino-americana. O primeiro disco cheio da carreira, SOLTASBRUXA (2016), foi a peça que faltava para pavimentar o terreno de uma trajetória de sucesso, com centenas de apresentações internacionais, incluindo países como Cuba e México.

Foto: Divulgação

Apesar de ser considerado um artista novo, Romero Ferro já é dono de um currículo impressionante. Nascido em Garanhuns (PE), Romero estreou no cenário musical com o EP Sangue e Som. Em 2013, lançou cinco videoclipes no youtube e esses já somam mais de 1 Milhão de visualizações. Seu primeiro disco, o elogiado “Arsênico”, de 2016, rendeu uma bela notoriedade ao cantor. “Pra Te Conquistar”, seu novo single produzido por Leo D e Patrick Torquato vem embalado em um formato de rara coesão no universo da música popular, pois além de um arranjo extremamente dançante, a música conta com uma letra caprichosamente bem construída que bate na tecla dos amores imperfeitos.

Romero Ferro – Foto: Lana Pinho

De Caruaru, a banda Rasga Mortalha é uma das escolhidas deste ano na Seletiva No Ar Belo Jardim. Em seu nascimento, eram como um trio de cordas e batuques: violão, viola caipira, cavaquinho, e pandeiro. Passaram por uma eletrificação com a adição do contrabaixista Igor Santos e, nessa terceira fase, com a entrada de Cássio Torres, a sanfona e o violão foram integrados às performances, trazendo uma espécie de regionalismo futurista, ao mesclar música psicodélica e uma MPB mais urbana.

Jurandex iniciou seus trabalhos em 2014, mas só em 2015 o artista de Belo Jardim (PE) conseguiu lançar sua primeira música. Seu álbum: Lado Negro, aborda questões sociais e utiliza como mote a conotação negativa que existe em torno da palavra “Negro” (“peste negra”, “magia negra”, “a coisa tá preta”) parafraseando o título do documentário “Preto Pobre Poeta e Periférico”, que narra a vida e a obra do poeta recifense Miró da Muribeca.

Foto: Divulgação

De Santa Cruz do Capibaribe, Agda é a voz feminina que representa o vigor sonoro do interior de pernambuco. Cantora versátil de afinação notável e com sotaque marcado, suas canções se apresentam no entrelaço de sons que variam da sanfona de oito baixos, ao cavaquinho, da flauta transversal e percussão ao contrabaixo e violas de seis e doze cordas. A música de Agda evidencia um diálogo entre composições com arranjos contemporâneos, conectados ao rock pernambucano, ao jazz e ao folk, com elementos rítmicos da nossa tradição, à exemplo do maracatu, ciranda e do coco.

Foto; José Neto

Poetisa e professora de literatura brasileira, foi ao ver os shows do Cordel do Fogo Encantado que Luna Vitrolira se interessou pelo mundo dos versos. Hoje, com uma sólida carreira como declamadora, Luna que vem rompendo as barreiras entre poesia e performance dando vida a páginas do seu livro “Aquenda – O amor às vezes é isso” será a apresentadora do No Ar Belo Jardim.

Luna Vitolira- Foto: Divulgção

Na ocasião, a Ballantine’s estará realizando durante o Festival, ações de sustentabilidade, utilizando copos 100% ecológicos e biodegradáveis, para servir drinks clássicos como Vanilla, Citrus e o sem álcool, além de um exclusivo que leva o nome do próprio Coquetel Molotov.

A marca também fechou parceria com a Glass is Good, empresa que ficará responsável pela coleta e reciclagem de todo resíduo descartado durante o Festival. Já os uniformes e acessórios que serão utilizados – Capanga Bag, pequena bolsa inspirada pelos cangaceiros do Nordeste, serão produzidos com o reaproveitamento do algodão e sobras da indústria têxtil, em parceria com a Drew Uniformes. Além disso, Ballantine’s também vai realizar, durante todo o Festival, atividades voltadas para o consumo consciente.

Com realização da Coda Produções Artísticas a quarta edição do festival em Belo Jardim conta com patrocínio da Baterias Moura e Ballantines e apoio do Instituto Conceição Moura, IFPE, TNT, Itaipava, Buffalo, Cattleya e Cepe, Player oficial Spotify.

PROGRAMAÇÃO

 SÁBADO – 20/Out

Parque do Bambu

A partir das 15h

Som Na Rural

Agda (Santa Cruz do Capibaribe)

Rasga Mortalha (Caruaru)

Mostra Vogue

DJ Milena Cinismo

Luna Vitrolira

Palco

Francisco, El Hombre (SP)

Lia de Itamaracá (PE)

Jurandex e convidados (Belo Jardim)

Romero Ferro (Garanhuns)

SERVIÇO

Festival No Ar Coquetel Molotov – Etapa Belo Jardim

De quarta-feira (17) a sábado (20)

No Parque do Bambu – Belo Jardim

Acesso Gratuito

Patrocínio: Baterias Moura, Ballantines

Apoio: Instituto Conceição Moura, IFPE, TNT, Itaipava, Buffalo, Cattleya e Cepe

Realização: Coda Produções Artísticas

Assessoria de Imprensa:

Mexe Mexe Comunicação

Luma Araujo – (81) 9 8532.6635 – lumali.araujo@gmail.com

Café 8

Thais Pimenta: (11) 958306591 – thais@cafe8.com.br