Começa neste domingo, dia 19, na área externa da Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, em Apipucos, a primeira edição da feira *NaFoz*, que reúne arte popular, artes visuais, design, literatura, agroecologia, gastronomia, plantas e música. Criado por Germana Valadares, Isabela Cunha e Marly Queiroz, o projeto tem como base a economia regenerativa, uma vez que os expositores trabalham de forma manual e, a maior parte deles, com reaproveitamento de matéria prima. 

“NaFoz é onde o rio deságua. É desse encontro que vem o nome da feira. O foco dela é na curadoria. A busca é por pessoas, artistas e trabalhos que representem a cultura brasileira”, dizem as organizadoras. O evento terá início às 10h da manhã, no terraço e jardins do casarão, com a participação de 22 expositores comercializando os seus produtos. Nas artes plásticas, obras de Daniel Samico e Danielly Guerra, com trabalhos em xilogravura e óleo/acrílica sobre tela, respectivamente. Para quem gosta de artesanato, não será preciso viajar horas de carro para encontrar trabalhos de artesãos como Van Van, Aberaldo e Zé Crente, da Ilha do Ferro (Alagoas), a cerâmica preta da artesã Neivinha, que vem do Sertão da Paraíba, e os utilitários da Cerâmica do Cabo, Cooperativa de Artesãos do Cabo de Santo Agostinho. A Toko Design Utilitário estará presente com diversos produtos: tábuas, totens e objetos utilitários.Todos com desenho autoral e madeira de reuso.

Já a designer de jóias Marina Pordeus estará com sua nova coleção, usando prata e pedras naturais. O Bazar das Plantas se faz presente com uma exposição de kokedamas, tilânsias e cactos. As Minhoqueiras, projeto formado por mulheres do Coque, estarão ensinando técnicas de compostagem. Além da feira, a arte educadora e ceramista Micaela Alcântara fará uma oficina sobre modelagem e argila para crianças a partir dos 7 anos. E haverá uma Vivência com a artista plástica Lorane Barreto. 

O Chef Lucas Muniz será responsável pelo cardápio de café da manhã, almoço e drinques em parceria com a Tulasi Mercado Orgânico.No período da tarde a dupla Fino Drão estará com um som lounge instrumental. A Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre estará aberta para visitação com visita guiada.O estacionamento será ao lado, na Fundação Joaquim Nabuco.

A entrada da Feira NaFoz é gratuita. Estacionamento gratuito (Fundação Joaquim Nabuco).

A visita à Casa de Magdalena e Gilberto Freyre custa 15 reais (inteira) e 7,50 (meia-entrada)

Feira NaFoz

@feiranafoz

Domingo, 19.06.

10h às 18h

Fundação Gilberto Freyre

Rua Tasso Neto, s/n

Primeiro portão

Apipucos, Recife