As Faculdades Integradas Barros Melo, por meio do bacharelado em Cinema e Audiovisual, promovem, dia 29 de agosto, o lançamento de quatro livros que se debruçam sobre o som no cinema, a história da crítica cinematográfica no Brasil e o cinema de gênero, no caso, o horror contemporâneo produzido no mundo. O evento acontece a partir das 9h30, na sala 209 da instituição de ensino.

Na ocasião, o jornalista e professor Rodrigo Carreiro lança dois trabalhos. O primeiro – que surge como resultado de pesquisa de pós-doutorado – tem o título A pós-produção de som no audiovisual brasileiro (Editora Marca de Fantasia) e vem em formato e-Book, com download gratuito em PDF e ePub. O livro traz 12 entrevistas com profissionais brasileiros de pós-produção sonora para cinema e televisão, precedidas por capítulo introdutório que sintetiza os principais resultados da investigação.

Em O som do filme: uma introdução (co-edição das editoras universitárias da UFPE e UFPR, R$ 40), Carreiro, Débora Opoiski (PR) e João Godoy (USP) – com quem o pernambucano divide a autoria – trabalharam para fazer deste o primeiro “livro-texto em língua portuguesa a cobrir todas as fases da produção sonora para os meios audiovisuais”.

O coordenador do bacharelado em Cinema e Audiovisual da AESO-Barros Melo, Luiz Joaquim, por sua vez, palestra no evento representando a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como coautor (assinando ao lado do jornalista e mestrando da UFPB, André Dib) o capítulo sobre Pernambuco no livro, Trajetória da crítica de cinema no Brasil (Editora Letramento, R$ 59,90). Produzido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), a obra é resultado de um trabalho inédito, reunindo, pela primeira vez a história, do início e do desenvolvimento do exercício da crítica de cinema em 23 dos 27 estados do país, incluindo o Distrito Federal. Neste levantamento, que envolveu 34 autores, é possível traçar uma trajetória comum, mesmo em lugares distantes do centro econômico. Organizado por Paulo Henrique Silva, presidente da Abraccine, e com apresentações de Jean-Claude Bernardet e Ismail Xavier, Trajetória da crítica de cinema no Brasil é uma importante ferramenta para o estudo do cinema, da crítica e do jornalismo cultural no país.

O terceiro campo em destaque, também no debate do dia 29, é o cinema de gênero, com o jornalista e professor das FIBAM, Filipe Falcão, lançando o mais recente trabalho: A aceleração do medo: O Fluxo Narrativo dos Remakes de Filmes de Horror do Século XXI (Ed. Estronho, 370 p., R$ 40). Fruto de pesquisa de doutorado do autor, a obra traz completa análise sobre refilmagens, não apenas de obras de terror, mas da própria história do cinema, detalhada e aprofundada para a compreensão do que leva um filme a ganhar novas versões.

O debate tem entrada franca e será mediado pelo jornalista, crítico e coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da AESO-Barros Melo, Luiz Joaquim.

SERVIÇO:

29 de setembro (quinta-feira) às 9h30
Lançamento de livros com debate dos autores
1) A pós-produção de som no audiovisual brasileiro, de Rodrigo Carreiro
2) O som do filme: uma introdução, de Rodrigo Carreiro, Débora Opoiski e João Godoy
3) Trajetória da crítica de cinema no Brasil, Organização de Paulo Henrique Silva
4) A aceleração do medo: O Fluxo Narrativo dos Remakes de Filmes de Horror do Século XXI, de Filipe Falcão.
Entrada franca.

Sobre os autores:

Rodrigo Carreiro é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco, onde cursou Mestrado (2003) e Doutorado (2011) em Comunicação (Cinema). É jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (1994). Fez estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense (RJ), em 2018-2019. Pesquisa sobre sound design e gêneros fílmicos, especialmente horror. É autor dos livros “Era uma vez no spaghetti western: o estilo de Sergio Leone” (Editora Estronho, 2014), “A pós-produção de som no audiovisual brasileiro” (Marca de Fantasia, 2019), e organizador do livro-texto “O som do filme: uma introdução” (EdUFPR/EdUFPE, 2018), no qual contribuiu com capítulos sobre teoria e história do som para cinema.

Filipe Falcão é Formado em Jornalismo pela UNICAP com especialização em Jornalismo Cultural pela mesma instituição. Possui mestrado profissional em Jornalismo Televisivo Internacional pela Nottingham Trent University, na Inglaterra, e mestrado acadêmico pela UFPB. É doutor em Comunicação pela UFPE. Trabalhou como fotógrafo no jornal Folha de Pernambuco e produtor e editor de vídeos para o Diario de Pernambuco. Autor de dois livros sobre estudos de cinema e filmes de terror. É professor dos cursos de Cinema & Audiovisual e Jornalismo na Aeso-Barros Melo desde 2014.

Luiz Joaquim é coordenador do bacharelado em Cinema e Audiovisual da Aeso. Leciona na pós-graduação Estudos Cinematográficos da Unicap desde 2006. Foi curador entre 2001 e 2017 do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, e é jornalista e mestre em comunicação pela UFPE. Foi crítico de cinema da Folha de Pernambuco entre 2004 e 2016, e do Jornal do Commercio entre 1997 e 2001. Sócio-fundador da Abraccine, é autor do livro Cinema brasileiro nos jornais: Uma análise da crítica cinematográfica na retomada (2018) e é editor do site www.cinemaescrito.com. Realizou ainda os curtas Eiffel (2008) e a animação O homem dela (2010).