Com o objetivo de estreitar os laços entre industrias e o varejo acontece na capital pernambucana amanhã (terça, dia 21, às 9h), o Workshop Regional do Efficient Consumer Responde (ECR), no auditório do Centro Universitário UniFBV/Wyden. Trata-se de movimento global, no qual empresas industriais e comerciais, juntamente com os demais integrantes da cadeia de abastecimento (operadores logísticos, bancos, fabricantes de equipamentos e veículos, empresas de informática, etc.) trabalham em conjunto na busca de padrões comuns e processos eficientes que permitam minimizar os custos e otimizar a produtividade em suas relações.

O evento em Recife terá início às 8h, será gratuito e contará com um painel sobre a importância da colaboração para o sucesso empresarial com a consultora empresarial Kelly Malheiros; depois será a vez do painel sobre eficiência e produtividade com os executivos Áureo Villagra (inovação e conexão varejo indústria – uma abordagem israelense), Giuseppe Lotto (produtividade de loja – caso Super Portugal), Felipe Trigueiro (logística reversa eficiente) e Antônio Rodrigues (projeto colaborativo logístico da Betânia) e por fim, uma apresentação sobre os processos de rastreabilidade de produtos frescos com Giampaolo Buso, diretor comercial da Paripassu empresa referência nacional em Gestão Agrícola, Rastreabilidade, Recall e Gestão da Qualidade. 

“Comércio e indústria passaram recentemente a unir forças e a prestar mais atenção na mudança do perfil e no grau de exigência do consumidor brasileiro”, explica o coordenador do ECR Regional, Simone Cioccolani. “Essa maior aproximação entre os dois elos da cadeia – produção e venda – traz ganhos para os dois lados e permite minimizar custos e reforçar lucros para industriais e varejistas”, completa o executivo. Com atuação mundial e sede no Brasil localizada em São Paulo (SP), a Associação ECR Brasil (Resposta Eficiente ao Consumidor) chegou a Fortaleza em 2015 com o intuito de otimizar a relação das indústrias e empresas do Nordeste e locais com seus consumidores. Este é o segundo evento do movimento em Pernambuco, mas já pretendem fazer uma outra edição até o final do ano.