Ambientes que recebem animais de estimação são cada vez mais valorizados por frequentadores e até mesmo possíveis clientes. Além de aumentarem a regularidade de visitantes, já que não é preciso deixar o pet em casa para dar um passeio, esses empreendimentos são sinônimo de inovação. O termo pet friendly é recente e tem sido amplamente utilizado para designar lugares e estabelecimentos onde os animais de estimação são bem-vindos. O conceito não se refere aos lugares onde os pets podem apenas entrar, mas sim onde o ambiente esteja preparado para recebê-los bem e proporcionar conforto para os bichos.

Imagem Ilustrativa

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC Brasil) revela que 61% dos brasileiros veem seus animais de estimação como parte da família. Muitos deles gostariam, ainda, de integrar mais os pets em suas rotinas fora de casa: 62% dos entrevistados disseram sentir falta de espaços que possibilitem a permanência dos animais de estimação junto aos donos, como lojas, centros comerciais, bares e restaurantes.

Existem mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação no Brasil. Associado a isso está o afeto que os donos sentem por seus animais, gerando um segmento em forte ascensão. O Brasil já é o terceiro maior mercado de produtos e serviços destinados aos pets, movimentando mais de R$ 25 bilhões, Brasil aparece na terceira colocação do ranking mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos e Reino Unido. Isso representa um crescimento de 7% no setor no ano passado.

No Recife, por exemplo, a gelateria Buono & Bello oferece um espaço em frente à loja, na Galeria Futura, em Boa Viagem, para os bichinhos de estimação, além dos animais de rua, possam beber água, se refrescarem e descansarem enquanto os donos tomam um sorvete. O espaço fica disponível de segunda a sexta, das 19h às 22h, sábado das 14h às 22h, e domingo das 11h às 22h. O mesmo acontece na Ville Vie, de Juliana Markan, onde os pets tem permissão de circular peço espaço junto com os donos. A loja de moda feminina fica na Rua Capitão Rebelinho, 424, no bairro do Pina.