Está marcado para 19 de janeiro, às 13h, com reprise no dia 26 de janeiro às 22h30, o lançamento do documentário “O Vento ao Longe” na TV Universitária. Com certa de 15 minutos de duração, o material registrou as experimentações sonoras da viola do músico pernambucano Hugo Linns e do percussionista sueco radicado na Bahia Sebastian Notini.
Com incentivo do Funcultura, a dupla invadiu o Estúdio Fábrica, na Várzea, durante o mês de setembro de 2018, para explorar o som fruto das influencias tão distintas entre a viola nordestina contemporânea de Hugo e a percussão de Sebastian, rica em influencias europeias e brasileiras. A direção é de Luara Olívia e Jão Vicente. 


No dia 28 de janeiro, Hugo Linns irá disponibilizar o material nas plataformas digitais. Sobre os músicos – Hugo Linns busca, em seus trabalhos, ampliar o alcance do instrumento, mesclando suas referências nordestinas e experiências musicais conquistadas em turnês internacionais. Já a originalidade do trabalho de Sebastian vem da sua expressão plural geográfica e musical, músico produtor de vários artistas nacionais e internacionais de forte rítmica onde os continentes se encontram. “O Vento ao Longe” quer juntar e vivenciar esse campo novo da viola nordestina instrumental e experimental de Hugo junto com a força da rítmica sueco-baiana de Sebastian. 


CRÉDITOS:
Produção Musical: Hugo Linns e Sebastian NotiniDireção Musical: Hugo LinnsViolas Dinâmicas, Violas 10 cordas e Baixo Elétrico: Hugo LinnsPercussão: Sebastian NotiniViolonecelo: Olivier KoundounoProdução Executiva: Laura ProtoCoordenação e finalização: André FreitasDesign e Coordenação de Mídias Sociais: Gabriel Wanderley
Equipe de vídeo “O Vento ao Longe”Direção:Luara Olívia e Jão VicenteDireção de Fotografia:Jão VicenteAss. Direção:Tagory NascimentoProdução:Beatriz Ataidio e Luara OlíviaCâmera Adicional:Diego Melo
Gravado e Mixado no Fábrica EstúdiosTécnico de gravação e mixagem: Paulo UmbelinoAtendimento: Max Mathias