Coprodução da Mono Animation com a Nat Geo Kids, DIÁRIO DE PILAR entra na sua quarta semana levando a audiência por uma verdadeira viagem pelo mundo e através dos tempos. Visitando civilizações milenares, a série que estreou em fevereiro traz como protagonista a garotinha Pilar, que sai dos best-sellers de Flávia Lins e Silva e ganha as telinhas.

Além de Pilar, a série traz uma série de outros personagens, com destaque para o gato Samba, animal de estimação da nossa pequena aventureira, e o seu melhor amigo Breno. Juntos, o trio viaja pelo mundo através dos tempos usando uma rede mágica que Pilar ganhou do seu avô.  

Nessa semana, o destino da rede é a China. Além de contos que fazem parte da cultura popular do País, paisagens clássicas como a Cidade Proibida também aparecem nos episódios que vão ao ar sempre às 17h30.

Confira o resumo da semana de 9 a 13 de março: 

Dia 9 de março

Episódio: Lagartas me Mordam!

Uma lagarta devora as folhas da amoreira do Goiabão. Em busca de uma solução, Pilar, Breno e Samba viajam para a China. O trio desembarca em Sichuan, onde conhece a imperatriz Leizu. Um acidente causado por Samba ajuda a descobrir a seda.

Dia 10 de março

Episódio: A Cinderela Chinesa

Pilar e Breno chegam a China e encontram Yeh Shen triste com a morte de seu peixe. Mágica, a espinha do peixe transforma suas roupas para que possa ir a uma festa. Na volta, ela perde o sapato, e os amigos precisam ajudá-la a encontrá-lo.

Dia 11 de março

Episódio: A Cidade Proibida 

Breno deixa um bilhete para Pilar, mas ela não consegue decifrar seus garranchos. Eles viajam para a China, atrás de aulas de caligrafia. Pilar e Breno e Samba chegam à Cidade Proibida, onde impedem uma tentativa de matar o imperador.

Dia 12 de março

Episódio: O Presente do Imperador

Vai haver uma exposição do Dia do Inventor e Pilar, Breno se Samba vão à China para ter ideias. Lá, eles conhecem o Mestre Lu Ban, que está às voltas com a missão de criar um presente para o imperador. E acabam ajudando a inventar a pipa.

Dia 13 de março

Episódio: O Dragão da China 

Breno, Pilar e Samba vão à China para aperfeiçoar uma das invenções de Breno: a mochisol. Lá, encontram Fang Fang que precisa atrair o dragão Ying Long, para que ele faça chover sobre a plantação de arroz de seu avô. A viagem inspira Breno.

Conheça um pouco mais de cada personagem:

Pilar

Com 10 anos, Pilar tem uma visão de mundo muito original. Sua sede de conhecimento não é pouca, por isso, brinca que sofre de “gulodice geográfica”. Muito livre, Pilar defende o meio ambiente e a liberdade de todos, inclusive a dos animais. Tem uma coleção de apitos para chamar passarinhos e guarda muitos objetos em seu superbolso, que parece infinito. Junto com o gato Samba e o grande amigo Breno, embarca na rede mágica que herdou do avô e se aventura pelos quatro cantos do mundo. A cada viagem, descobre algo novo, passando por pequenas transformações que incorpora ao seu cotidiano. Toca guitarra e canta na Goiabanda. Adora brincar com os amigos no Goiabão, o terreno ao lado do prédio onde mora.

Breno

É o melhor amigo de Pilar. Os dois são vizinhos e fazem parte da turma do Goiabão. Ao contrário da protagonista, ele é bastante racional e mais desconfiado que Pilar. Cheio de ideias mirabolantes, vive criando maneiras novas de usar o que já existe ou tentando inventar novidades. Cria mochila com guarda-chuva, robô músico, descascador universal, etc. Quando Pilar tem uma ideia, ele ajuda a realizá-la. E quando se metem em encrenca, é, geralmente, ele que bola planos para saírem da enrascada. É um grande estrategista. Enquanto Pilar mergulha de cabeça nas novas culturas, ele analisa criticamente e considera algumas missões “praticamente impossíveis”. Mas, para Pilar, “praticamente impossível não é totalmente impossível”. Enquanto ela é otimista e esperançosa, ele tem pés fincados no chão. Em geral, Breno faz comentários engraçados e sarcásticos, que trazem humor para a série. Toca ukulelê na Goiabanda.

Samba

O gato de Pilar é guloso e curioso. Experimenta todo tipo de comida e se apaixona com facilidade pelas criaturas que encontra pelo caminho. É medroso, mas não hesita em atacar para defender Pilar, agindo quase como um “gato de guarda”. Impulsivo, se mete em confusões que obrigam Pilar e Breno a se arriscarem para salvá-lo. Tem uma cumplicidade imensa com Pilar e os dois se comunicam rosnando ou miando quando gostam ou implicam com alguém ou alguma coisa.

Susana

Tem 10 anos, mora na rua de Pilar, é muito ligada em números e vive fazendo contas. Bastante racional e organizada, é toda arrumada e não gosta de se sujar. Toca teclado na Goiabanda e ajuda a organizar campeonatos de tapioca e os encontros da galera. 

Edu

Todo atlético, só pensa em esportes. Gosta de corrida, tênis, equitação, adora disputas. Um tanto competitivo, às vezes implica com os demais e quer desafiar todos em corridas e outras formas de competição. Toca baixo na Goiabanda.

Yolanda (Yôyô) 

Louca por música, Yoyô está sempre com fones de ouvidos, usa roupa tipo jogging, faz um estilo DJ. É alto astral, vive de bem com a vida e não briga com ninguém. Mente aberta às novidades, acha que a música resolve tudo. Meio distraída, às vezes, nem chega a perceber os problemas que acontecem à sua volta. Toca percussão na Goiabanda.

Sobre os diretores da série

Bruno Bask 

Diretor e criador na Mono Animation, atua há mais de 16 anos em animação, criando estórias e moldando em narrativas audiovisuais através de diferentes técnicas em Computação Gráfica. Com experiências em filmes de curtas, longas e séries, além de filmes de conteúdo de Marca. Em destaque, dirigiu filmes para marcas Hellmanns, Porto Seguro e Embraer, dirigiu o premiado curta “Buba”, e foi diretor de animação do longa “Tropa de Trapo” e da série “Glitter Model” (Disney Channel). É co-criador da série “Mundo Ripilica” (Discovery Kids) e atualmente co-dirige a série “Diário de Pilar” (NatGeo Kids).

Humberto Avelar  

Criador e diretor de cinema de animação e TV. Formado em cinema pela UFF, dirigiu a série animada do “Sítio do Picapau Amarelo” para TV Globo/Mixer, os curtas ”Juro que vi” para Multirio e “Mundo Ripilica, as aventuras de Lilica, a Coala ” para Discovery Kids, entre outras produções. Seus trabalhos receberam premiações dentro e fora do Brasil destacando-se o “Japan Prize” (TV NHK), Prix Jeneusse Iberoamericano, Anima Mundi e CINEPE, além do selo “extremamente recomendado para crianças e adolescentes” pelo ministério da Justiça e Menção especial da UNICEF. Produz e desenvolve projetos com a Mono Animation há mais de 2 anos.

Sobre a autora Flávia Lins e Silva

Flávia Lins e Silva é autora e roteirista, formada em jornalismo com mestrado em Literatura infanto-juvenil pela universidade de Roehampton, UK. Trabalhou por 16 anos na TV Globo, colaborando em novelas, seriados e programas infanto-juvenis. Dirigiu documentários, tem mais de 10 livros publicados e sua série Diário de Pilar foi traduzida para Alemanha, França, México, Argentina, Polônia e vendeu 200 mil exemplares no Brasil. Flávia criou também a série Detetives do Prédio Azul (DPA) para o canal Gloob (há sete anos no ar), escreveu 3 longas-metragens dos mesmos Detetives, criou a série Valentins, junto com Cláudia Abreu. Desenvolveu também os seriados infanto-juvenis 6 na Ilha, produzido pela Hungryman para o canal Prime Box Brazil e Frequência Positiva, produzido pela 3 Tabela filmes para a TV Bahia. Em parceria com Tatiana Salem Levy, escreveu 3 peças infanto-juvenis em homenagem ao centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, encenadas em Portugal, onde a autora vive atualmente. 

Sobre o Nat Geo Kids

Nat Geo Kids é o destino multiplataforma (TV e APP) do National Geographic Partners para crianças de 4 a 7 anos. Nat Geo Kids oferece aos pais um destino seguro com o respaldo do National Geographic, uma das marcas de maior prestígio do planeta e com um legado de mais de 130 anos que reúne os melhores cientistas, exploradores, fotógrafos e cineastas para criar histórias que buscam gerar uma mudança no mundo. E nesse sentido, Nat Geo Kids tem como objetivo acompanhar o crescimento dos pequenos, entendendo que a vocação e a paixão pela natureza, aventura, criatividade e ciência começam na infância. A marca inclui a melhor programação de desenhos, como ” As Aventuras de Blinky Bill”, “Ready Jet Go!”, “As escolhas de Chuck”, “Javi e o Clube da Árvore” e o “Laboratório Secreto de Thomas Edison” e novas produções originais como “Nat Geo Lab” e “Opa Popa Dupa”. A proposta se completa com os sucessos de bilheteria como “Megamente”, “Stuart Little 3”, “Aventuras do Avião Vermelho”, “Alvin e os Esquilos 3″, ” Hotel Bom pra Cachorro” 

Sobre a Mono Animation

A Mono Animation é uma produtora de animação brasileira que atua há 13 anos no mercado, fundada por Bruno Bask, Eduardo Nakamura e Rui Okusako. Especializada em contar histórias em animação e produção para diferentes formatos e plataformas, a Mono tem experiência na produção de conteúdos para publicidade, entretenimento e educação.

Realizou a produção da 1ª e 2ª temporadas da série “Glitter Model” (2016) para Universal Studios, exibida atualmente no canal Disney Channel Latin America e no SBT.  Cocriou e produziu a série animada “Mundo Ripilica – As Aventuras de Lilica, a Coala” (2017), para a marca Marisol, em exibição no canal Discovery Kids e Amazon Prime. Atualmente, está produzindo o longa-metragem “Tarsilinha”, dirigido e produzido pela Pinguim Content, e a série “Diário de Pilar”, baseada nos livros de Flávia Lins e Silva, em coprodução com o canal NatGeo Kids.

Mais informações, acesse: www.monoanimation.com.br

Siga-nos nas redes sociais 😉

Facebook: https://www.facebook.com/monoestudiodeanimacao/

Instagram: @monoanimation

Linkedin:  linkedin.com/company/mono-animation

Sobre os livros Diário de Pilar

Escrita em forma de diário, a série criada pela escritora Flávia Lins e Silva, e ilustrada por Joana Penna, conta as aventuras de Pilar, uma menina curiosa que já rodou o mundo em sua rede mágica. Adotados nas escolas de todo o país, os livros despertam a curiosidade dos jovens leitores com relatos de viagens repletos de informações que ampliam o conhecimento e o interesse pela diversidade cultural. Todos os títulos da série incluem mapas, glossários e boxes informativos. Nos livros, Pilar já viajou para Grécia, Egito, Amazônia, Machu Picchu, China e África. Mais informações sobre os livros em zahar.com.br