Cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil atualmente têm Diabete 

Início de ano é hora de rever como está a saúde, principalmente de tratando das doenças silenciosas. Principalmente no que se refere ao Diabetes com o coração, que está cada vez mais evidente. As pessoas com diabetes são 50% mais propensas a sofrer de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e formação de aneurisma, pois, junto com a pressão alta e colesterol alto, são fatores de risco. Casos de pressão alta e colesterol alto, além de ser um dos maiores fatores de risco para um infarto,  em 40% as chances nos homens e 50 % em mulheres.   

De acordo com o cardiologista da MedInterv/Real Cardiologia,  Dr. Heitor Albanez Medeiros, por se tratar de uma doença silenciosa,  normalmente seus sintomas se manifestam numa fase mais tardia. Por isso,  convivemos com a glicose mais alta sem sentir nada. “Dentro desse contexto, quem é diabético tem que aumentar sua frequência às consultas cardiológicas para controlar a doença e suas consequências”, explica, acrescentando que cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil atualmente têm Diabetes. 

Uma orientação a seguir é o retorno precoce ao cardiologista, que tem como objetivo controlar o nível de glicose no sangue e fazer os ajustes com medicações, dietas, além de exercícios físicos. Tendo os ajustes, ou seja, o controle adequado, os riscos diminuem em relação as complicações do Diabetes, tornando semelhante ao da população em geral.    

ENTENDA – O Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta.  

O DM pode ser causado por dois mecanismos principais: deficiência na produção ou ação da insulina, sendo classificado em dois grupos principais de acordo com a causa, o tipo 1 e o tipo 2, respectivamente.  

As razões para a aterosclerose acelerada manifestada em pacientes diabéticos ainda não são completamente compreendidas, tendo sido efeitos toxina diretos da glicose sobre a vasculatura, a resistência à insulina e a associação do diabetes com outros fatores de risco, como hipertensão, obesidade, síndrome metabólica. 

SERVIÇO:    

MedInterv/ Real Cardiologia    

Onde: Real Hospital Português –  Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 – Paissandu, Recife – PE.    

Instagram: @medinterv    

Fone : (81) 3416-8061/ 982128060 / 98212 8060 (Whatsapp)