Se existe alguma comida que todo o mundo, ou pelo menos a maioria, gosta, essa comida é o chocolate. A iguaria oriunda do cacau é uma invenção das civilizações Maias e Astecas, e hoje está presente nas mais variadas formas em todos os continentes. Graças ao sucesso, a guloseima ganhou duas datas para chamar de sua: dia 26 de março, que na verdade é o Dia do Cacau, e 7 de julho, que é o Dia Mundial do Chocolate. Que tal aproveitar para comemorar a data da melhor maneira, saboreando delícias? Preparamos um roteiro com algumas dicas. Confira:

Bercy, restaurante especializado em crepes, possui variadas opções, desde os que levam chocolate com frutas, como banana e morango, até o tradicional “Classique”, composto por pasta e calda de chocolate. O local ainda dispõe de uma alternativa diet, como o crepe “Diet au chocolate”, que não possui adição de açúcar. Já o Villa Bistrô oferece o famoso Brownie Recheado, um bolo de chocolate meio amargo com doce de leite e crumble, calda de chocolate e sorvete de morango. Enquanto o restaurante Ponte Nova tem em suas opções o Waffle de Chocolate, um waffle quentinho com ganache de chocolate meio amargo, sorvete de creme e ovomaltine.

O chocolate também está presente na culinária peruana. Nos restaurantes Chiwake e Chicama, do chef Biba Fernandes, a iguaria aparece na sobremesa com o delicioso “Chocolate dos Deuses”. O prato é composto por chocolate cremoso com pedaços de castanha e chantilly de doce de leite.

No restaurante Chalé.92, localizado no bairro das Graças, as opções variam de brownie a mousse e tortas. Uma das sobremesas que faz mais sucesso na casa é o Bricelet com sorvete de creme e cobertura de chocolate.

Foto Divulgação

The Brownie Factory é um verdadeiro paraíso para os chocólatras. Por lá, difícil é escolher uma opção só. Para começar, a sugestão é o carro-chefe brownie com seus variados sabores e recheios. Chocolate Belga, Brigadeiro, Chocolate Amargo e Branco, Ferrero Rocher e M&M são algumas opções de cobertura oferecidas pela casa. Para quem gosta de grandes doses de chocolate, o menu ainda conta com o queridinho Gelado de Brigadeiro (brownie de bote com sorvete e calda de nutella, brigadeiro e ovomaline). E, para beber, como não poderia deixar de ser, a sugestão é o Chocolate Quente Belga Callebaut. Só fica fora da comemoração quem quiser.

Para os amantes de chocolates e cervejeiros de plantão, também há uma opção que une as duas coisas numa só. A cervejaria artesanal Debron Bier sugere seu rótulo Imperial Stout, que traz rapadura e amêndoas de cacau na sua composição. O resultado é uma bebida de tonalidade escura, robusta, de sensação aveludada, com aromas e sabores fortes vindos dos maltes torrados e notas de frutas secas escuras, toffee, chocolate e café.

Já para quem estiver pelo Paiva e quiser celebrar a data também, o restaurante Reserva, localizado no Sheraton Reserva do Paiva, oferece no menu uma opção de sobremesa composta com a iguaria: o Brownie de chocolate com doce de leite Argentino. No restaurante Motor Burger, do Empório Gourmet Paiva, a sobremesa mais desejada é o famoso Petit gateau, composto por brownie de chocolate e sorvete, e milkshake. Variedade maior ainda pode ser encontrada na Carmem Delicatessen. Lá, há diversas opções de bolos, brigadeiros, tortas e brownies.

Para quem procura opções fitness, a dica é o Greenmix. O mercado e restaurante saudável oferece uma variada gama de produtos com ingredientes funcionais, sem glúten, sem lactose e sem açúcar. Entre os mais pedidos, está o consagrado Waffle com brigadeiro cremoso de whey, sorvete de abacate e nibs de cacau. Há também Brownie low carb nas versões tradicional ou zero açúcar, tortinhas de chocolate, cookies, bolos e smoothies de cacau.