Acontece no mês de dezembro a Campanha Dezembro Laranja – uma iniciativa criada para alertar sobre os perigos do câncer de pele. De acordo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

Os recifenses devem ficar atentos com os dias ensolarados, pois a exposição excessiva ao sol, sem proteção, é o principal fator associado ao desenvolvimento de câncer de pele. Pessoas de pele clara, com pintas e manchas, idosos e quem tem histórico de câncer de pele na família, estão mais propensos a desenvolver a doença. O bronzeamento artificial também oferece alto risco de desenvolvimento de câncer de pele.

Aqui no Recife, a Unidade de Cirurgia e Oncologia (Unionco), dispõe de especialistas em tumores de pele – a Unionco Pró-Pele. O Centro de Atenção aos Tumores de Pele é focado na na prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e seguimento desse tipo de Câncer. Segundo Dr. Paulo Henrique Miranda, cirurgião oncológico especialista em oncologia cutânea da Unionco, o câncer de pele possui bom prognóstico se detectado em sua fase inicial. “Manchas na pele, sinais que surgem inesperadamente e feridas, podem ser alertas para o Câncer de Pele. Então, ao perceber esses sinais, um médico deve ser procurado”, diz. Mas ele lembra que, a prevenção é o melhor caminho. “Exame dermatológico de rotina, além do uso de protetor solar, chapéus e blusas com proteção UV são formas práticas e eficientes nos cuidados com a pele para a prevenção dos tumores de cutâneos”, conclui. Dr. Paulo Henrique também atende pelo SUS, no Hospital barão de Lucena.