Pela primeira vez, Pernambuco recebe o curso “Design Estratégico e Inovação Para o Mercado da Moda” desenvolvido e aplicado pelo Instituto Europeu de Design (IED). O objetivo da atividade é capacitar empreendedores sobre negócios e gestão no setor, com foco no mercado local. A iniciativa é do Sebrae em parceria com o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE). As aulas começam em 7 de novembro, no Marco Pernambuco da Moda, no Bairro do Recife. As vagas são limitadas. Inscrições no https://goo.gl/AuoXvR.

Os participantes serão apresentados a conteúdos sobre dinâmicas de negócios da moda e gestão dos principais aspectos estratégicos que influenciam à tomada de decisão, tendo como foco o processo de inovação e o design de soluções de mercado. A ideia é estimular entre os empreendedores pernambucanos a cultura de gestão de negócios, considerando o alto grau de competitividade desse mercado.

De acordo com Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI), a cadeia têxtil e de confecção produziu em 2014, cerca de R$ 126 bilhões, ou seja, 5,6% do valor total da produção da indústria brasileira de transformação. Além disso, conseguiu gerar 1,6 milhão de postos de trabalho neste mesmo período, ou o equivalente a 16,9% do total de trabalhadores alocados na produção industrial no ano. Apesar da importância para economia brasileira, o setor possui apenas 0,4% do mercado mundial, enquanto que a Ásia possui cerca de 50%, com destaque para China.

“É nesse contexto de competitividade, que tem muita mais relação com uma presença sustentável no mercado, e isso passa por constantes processos de gestão e inovação, que oferecemos o curso em Pernambuco”, disse o diretor presidente do NTCPE, Fredi Maia.

Em Pernambuco, as marcas de maior expressão em termos de valor agregado estão concentradas na Região Metropolitana do Recife; enquanto que, no Agreste, se estima a existência de pelo menos 14 mil empreendimentos, entre formais e informais, e mais de 100 mil pessoas envolvidas diretamente.

“Apesar da importância para a economia do estado,  a indústria de confecção ainda carece de profissionalização. Muitas empresas podem ser melhor sistematizadas ganhando qualidade em design e produção, alavancando posições no mercado”, complementou Maia.

Conteúdo

O primeiro conteúdo do curso é Design Estratégico. Em seguida, serão abordados temas como: Tendências de inovação, Marketing Estratégico e Branding; Gestão de Produto e Planejamento Financeiro 3.0; Gestão de Canais e Modelos de Negócios da Indústria 4.0; Criação e Planejamento de Coleções com foco em Sustentabilidade e Design Estratégico e Inovação para o Mercado da Moda. Para saber mais, acesse: https://goo.gl/AuoXvR

Instituto Europeu de Design

O IED é uma das mais consagradas redes educacionais do mundo, referência global nas áreas de design, moda e negócios relacionados como comunicação visual e gestão de disciplinas criativas. Foi inaugurado em 1966, antes mesmo que universidades de design surgissem na Itália. O IED tem se apresentado como um centro de propostas fortemente inovadoras, com um modelo educacional pragmático e culturalmente rico. Atualmente, o Instituto é uma network de nível universitário internacional.

Marco Pernambucano da Moda

O Marco é o local onde as aulas irão acontecer. Ele fica situado na Rua da Moeda, 36, no Bairro do Recife. Mais do que um ambiente físico, o Marco se propõe a aglutinar iniciativas em prol do fortalecimento da identidade da moda local, por meio da difusão de técnicas e ferramentas de gestão, inovação, design e empreendedorismo. É um dos projetos do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE) para fortalecer o setor no Estado.