Não há dúvidas do quanto os avanços tecnológicos tem causados impactos em todas as áreas, e no setor contábil não é diferente, tendo em vista que os processos estão se tornando mais dinâmicos, modernos e estratégicos com a implementação da contabilidade 4.0. O termo faz referência a quarta revolução industrial e está diretamente ligado ao uso de novas tecnologias.

Através dela, é possível automatizar a rotina, ter eficiência e possibilitar um serviço de grande qualidade, ocasionando uma boa experiência ao cliente. Por conta dos vários métodos disponíveis, o mercado tem se tornado cada vez mais exigente e, por este motivo, se adequar a essa nova realidade é importante para o negócio permanecer competitivo e se destacar entre os concorrentes.

De acordo com o especialista em finanças e sócio da AJS, Aurimar Borges, na contabilidade 4.0 a tecnologia tem um papel central e o contador também assume uma nova função. ‘‘A tecnologia tem a finalidade de levar mais eficiência aos serviços prestados e gerar mais valor para os clientes. Neste cenário o contador assume um novo papel, não só de cumprir as obrigações, mas de se diferenciar com foco na resolução dos problemas e na atenção frequente nas melhores oportunidades para os clientes. A integração entre as máquinas e a inteligência humana são capazes de possibilitar muitos benefícios’’, explica.

São várias as características do novo modelo dentro da atuação da contabilidade 4.0 entre elas, o uso de sistemas que simplificam as atividades contábeis, como o registro de pagamentos, envio de declarações, emissão de notas fiscais. Outro ponto é a integração com outros sistemas, como os internos da empresa e externos, por exemplo, da Receita Federal. Também a implementação de tendências inovadoras, como automação extrema, Internet das Coisas (IoT), armazenamento em nuvem, Big Data e Inteligência artificial.

Aurimar Borges destaca as vantagens obtidas por profissionais que buscam se adaptar a contabilidade 4.0. ‘‘Uma das vantagens é a melhoria do relacionamento entre clientes e fornecedores de serviços financeiros. Através da disponibilização rápida e estruturada dos dados financeiros, os profissionais de gestão podem se tornar ainda mais relevantes e estratégicos dentro dos negócios. Por ser mais estratégica e ter os processos personalizados, a contabilidade 4.0 permite entregas mais alinhadas aos objetivos e necessidades dos clientes’’, conta.

Nova era

Para se preparar para um novo cenário de transformação digital, Aurimar Borges ressalta que é indispensável que as empresas entendam as suas necessidades e analisem todas as formas as maneiras de agregar valor ao cliente utilizando a sua base de dados.

‘‘Sair na frente nesse período pode ser a chave para a geração e ganho de inúmeras oportunidades. Ao que tudo mostra a era digital e a integração cada vez mais intensa entre os meios físicos e virtuais vai se firmar como o grande modelo para os negócios, o que também engloba o setor contábil e financeiro’’, finaliza.

Serviços

AJS Capital – Finanças e Contabilidade

End: AV. Antônio de Goes, 742. Empresarial JOPIN, Recife

Tel98118-4114