Conheça o line up completo do festival No Ar Coquetel Molotov 2018

Edição que comemora quinze anos no Recife terá dois dias de shows, além de rodada de negócios e oficinas

Um dos mais importantes festivais de música do país, o TNT Energy Drink apresenta: No Ar Coquetel Molotov, divulga as atrações que vão se apresentar no Recife nos dias 15 e 17 de novembro. Além disso, apresenta o programa de oficinas, bem como as ativações para este ano e uma novidade: em 2018, o No Ar promove a sua primeira rodada de negócios com inscrições gratuitas.

No dia 15, a festa de comemoração dos 15 anos do festival se inicia com show da diva pop americana, Azealia Banks, no Bailito, enquanto no dia 17, o Caxangá Golf Country Club abre os portões à tarde para o público conferir artistas como as cantoras e compositoras Anelis Assumpção e Maria Beraldo, as bandas Boogarins e Catavento, além de atrações internacionais, como o baterista do Tame Impala, Barbagallo, e o indie neozelandês, Connan Mockasin. Os ingressos já estão à venda pela Sympla.

Atrações

Bailito – Para dar início à programação pra lá de especial desta edição, a pernambucana Transalien vai abrir o show de Azealia Banks, no Bailito. Ana Giselle, multiartista visual, produtora cultural e DJ dá vida à Transalien, uma união de uma transexual e uma alienígena que cria uma identidade pós-humana. Vivendo em São Paulo há pouco mais de um ano, ela passou a fazer parte do Coletividade Namíbia e hoje ocupa o posto de Embaixatrans. O Coletividade é um coletivo de artistas visuais e de música eletrônica que consiste em aumentar a visibilidade da produção artística negra no Brasil garantindo reconhecimento, valorização e remuneração justa para artistas negros.

Em pouco tempo, Transalien conseguiu alguns feitos notórios, como implantar a lista TRANSFREE nas principais festas, que tem como propósito reparar, ainda que paliativamente, os problemas de inserção dessa população a certos espaços, inclusive os de lazer, como festas e eventos pagos. Criada em 2015 por Ana e mais três amigas travestis em Recife, hoje a política vem sendo aderida ao redor de todo Brasil, até mesmo em festivais, como é o caso do No Ar, que, desde 2017, libera entrada gratuita para pessoas trans.

AESO/Som na Rural – Já no sábado, dia 17, o Caxangá Golf Country Club recebe shows a partir das 15h no palco AESO/Som na Rural. As atrações convidadas do palco incluem a drag queen Potyguara Bardô (RN), que recentemente lançou o seu disco de estreia, Simulacre; o grupo instrumental recifense A Banda de Joseph Tourton, que anunciou retorno depois de oito anos de hiato; os cariocas da Deaf Kids, conhecidos por um som que mistura punk e hardcore embebido no D-beat; e os paraibanos da Glue Trip, que lançaram seu segundo disco Sea At Night, no mês passado. As demais atrações serão escolhidas por um edital da AESO – Faculdades Integradas Barros Melo, uma das apoiadoras do festival. Para participar tem que ser aluno ou ex-aluno e enviar a inscrição até o dia 15 de outubro –  clique aqui.

Palco Natura Musical – O palco Natura Musical abre às 15h30 com a banda Catavento, que vai levar para o Recife as músicas do elogiado Ansiedade na Cidade, mais recente trabalho lançado pelos gaúchos de Caxias do Sul. Logo em seguida, a pernambucana mais carioca do pedaço, Duda Beat, sobe ao palco do festival com as canções do disco pop Sinto Muito, que marcou sua estreia na música brasileira. Na sequência vem o francês indie Barbagallo, conhecido por ser baterista do Tame Impala, que vai apresentar o seu terceiro trabalho solo, Danse Dans Les Ailleurs.

Pouco tempo depois, a cantora, compositora e produtora Maria Beraldo faz sua estreia no festival com o repertório do elogiado disco Cavala. A banda argentina Usted Senalemelo, apresentada pela Revista Continente, que mistura diferentes ritmos, indo desde o folclore argentino até o que tem de mais fresco no indie também marca presença. Luedji Luna vem logo em seguida para fazer a sua primeira apresentação no Recife. Direto da Bahia, o guitarrista Jotaerre vai apresentar um som que traz referências do sertão, da favela e da psicodelia, que estão presentes no EP de estreia Choraviolla.

Em clima de comemoração dos 15 anos, o festival promove uma Batalha de Vogue e, ainda, um desfile de debutantes pra lá de ousado. Para fechar a programação do palco Natura Musical, marca que, através do edital da marca, patrocina o No Ar pelo segundo ano consecutivo, chega ao Recife a banda Teto Preto, liderada por Angela Carneosso, e, depois, a festa paulista Selvagem, comandada pelos DJs e pesquisadores musicais, Millos Kaiser e Trepanado, encerrando a programação do palco.

Palco Coquetel Molotov – Já o palco Coquetel Molotov abre a programação com um mestre cirandeiro de apenas 22 anos que vem rejuvenescendo a tradição. O Mestre Anderson Miguel lançou neste ano o seu terceiro disco, Sonorosa, que traz Siba como produtor musical. A premiada Anelis Assumpção é a segunda a se apresentar. A cantora e compositora levou para casa neste ano os prêmios de Melhor Álbum e Melhor Capa, com o disco Taurina, no Prêmio Multishow. Depois, um dos destaques do indie mundial, Connan Mockasin, chega ao Recife em clima de lançamento, pois nesta sexta, dia 12, será lançado nas plataformas de streaming o seu terceiro disco, Jassbusters.

Na sequência, uma das bandas brasileiras que mais representa o país em festivais internacionais, como o Primavera Sound e Coachella, Boogarins, volta ao No Ar para apresentar as faixas de Lá Vem a Morte, terceiro álbum do grupo, lançado em 2017. O rapper mineiro Djonga, um dos destaque na cena hip hop nacional, que já dividiu palco com Criolo, Karol Conká e Mano Brown, faz sua estreia no festival com o disco O Menino Que Queria Ser Deus. Por volta da meia-noite, o festival apresenta o fenômeno recifense MC Troia com sua mistura de brega, funk e arrocha para sacudir o público. Para finalizar, os cariocas do coletivo Heavy Baile vão apresentar em Recife o som que embala uma das festas mais concorridas do Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO

Palco AESO / Som Na Rural

Banda AESO* – 15h00

Banda AESO* – 16h00

Banda AESO* – 17h00

Potyguara Bardo (RN) – 18h00

A Banda de Joseph Tourton (PE) – 19h10

Deafkids (RJ) – 22h40

Gluetrip (PB) – 01h00

*A ser escolhida mediante edital

Palco Natura Musical

Catavento (RS) – 15h30

Duda Beat (PE) – 16h30

Barbagallo (França) – 17h30

Maria Beraldo (SP) – 18h40

Usted Senalemelo (Argentina) – 19h50

Luedji Luna (BA) – 21h00

Jotaerre (BA) – 22h20

Triolipstick – Batalha de Vogue e Desfile de Debutantes — 23h40

Teto Preto (SP) – 0h40

Selvagem (SP) – 02h00

Palco Coquetel Molotov

Mestre Anderson Miguel (PE) – 18h00

Anelis Assumpção (SP) – 19h20

Connan Mockasin (Nova Zelândia) – 20h30

Boogarins (GO) – 21h40

Djonga (MG) – 22h50

MC Troia (PE) – 0h10

Heavy Baile (RJ) – 01h40

Prévia

No dia 03 de novembro, acontece o Festival da Juventude, em Recife, uma iniciativa da Prefeitura da cidade e o No Ar vai apresentar os artistas Isaar e Luiz Lins durante a programação do evento. O evento vai rolar no Parque da Macaxeira, a partir das 13h. No show, Isaar vai apresentar músicas dos seus três primeiros discos, inclusive Todo Calor, o último lançamento.

Já Luiz Lins é um dos mais novos nomes do Rap Brasileiro. Natural de Nazaré da Mata (PE), o artista que iniciou sua carreira em agosto de 2016 é um dos destaques do selo PE SQUAD. A música de Luiz Lins é densa e envolvente, carrega o sentimento e a pluralidade da sua região. Com apenas dois anos de estrada Luiz Lins soma números notórios. São mais de 200 milhões de acessos e mais de 10 milhões de downloads em suas músicas. Destaque nos grandes palcos pelo país afora, Luiz prepara seu primeiro álbum de estúdio em que o R&B e o Rap se unirão a ritmos genuinamente brasileiros.

Rodada de Negócios / Oficinas

Em parceria com o SEBRAE-PE, Baterias Moura e AESO, o Coquetel Molotov Negócios: Rodadas e Encontros vai levantar discussões acerca da profissionalização da cadeia artística musical do Nordeste, entre os dias 13 e 16 de novembro, no auditório do Portomídia e espaço SinsPire, ambos no Recife Antigo. As inscrições para o evento serão gratuitas, porém limitadas a 100 participantes com inscrições a partir do dia 10 de outubro, através do Sympla.

Na programação, pitching com novas bandas pernambucanas e de outras capitais nordestinas, além disso, representantes de casas de shows e outros festivais, como Bananada, Circo Voador, Festival Coala, Festival DoSol, Psicodália, Mostra Sêla, Porto Musical, RecBeat e SIM São Paulo estarão presentes. “O objetivo é levar para o público atividades que contemplem diversos pontos considerados críticos para o crescimento do segmento musical em termos de mercado na região: produção, difusão, comercialização e divulgação”, explica Ana Garcia, produtora e idealizadora do festival.

Para participar do pitching as bandas e artistas de música em geral, em contrapartida, deverão participar do curso “Ideação e Prototipagem de Negócios Criativos”, uma oficina de Design Sprint que será ministrada por André Lira, nos dias 13 e 14 de novembro, no auditório do Portomídia. Com o programa André pretende auxiliar os participantes a identificarem soluções para os problemas dos seus empreendimentos e/ou setores criativos nos quais atuam. Elaborado por Richard Tomlins da Universidade de Coventry, fruto de uma parceria entre o SEBRAE e Conselho Britânico, a metodologia é uma adaptação do Design Sprint, desenvolvido na Google, um processo de design “express” onde um grupo de pessoas se reúne para responder questões críticas de negócios através de design, prototipagem e teste das ideias com os usuários. O curso, totalmente prático, é para todos os públicos; requer a colaboração dos participantes com compartilhamento de ideias, sugestões e conteúdos. As apresentações musicais gratuitas serão dia 16, na Rua da Guia, no Recife Antigo, onde o Som na Rural estará instalado.

Oficinas – As demais oficinas do TNT Energy apresenta: No Ar Coquetel Molotov serão no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM, nos dias 13 e 14 de novembro. A primeira, ministrada pela artista visual Vanessa Neuber, dia 13, das 9h às 13h,  chama-se Colagem Sensitiva e vai apresentar, além das possibilidades diante da arte colagem, algumas técnicas de criação empíricas, valorizando, principalmente, o processo de construção da imagem, através dos sentidos e do autoconhecimento. Será uma experiência ímpar que vai promover a oportunidade de desacelerar diante do caos interno e mundano, olhar para dentro de si, e mergulhar mais profundamente no universo criativo particular através do processo meditativo. Para inscrições, clique aqui.

Logo depois, a artista leciona a oficina Colazine Mulheres Artistas, das 14h às 18h. Este projeto dedica-se a provocar inquietações através de um passado, não muito distante, onde a busca das mulheres por igualdade de direitos resultou em algumas conquistas importantíssimas através de árduas lutas. Considerando o conhecimento a principal arma dessas lutas cotidianas, o intuito desse projeto é disseminar a história das mulheres, trazer à tona as mulheres artistas acobertadas pelo patriarcado e materializar o conhecimento através da técnica de colagem e desenvolvimento de zines. Para inscrições, clique aqui.

Já no dia seguinte, das 10h às 12h30, o ilustrador Nestor Jr vai promover uma oficina sobre monotipia, uma técnica manual de impressão que permite a  reprodução de um desenho ou mancha de cor em uma prova única, a partir da feitura de uma matriz. A prova obtida, não é um duplicado fiel do desenho ou mancha original, fazendo surgir efeitos imprevisíveis no trabalho.

Na sequência, das 14h às 18h, Nestor vai dar uma oficina de introdução à técnica aquarela. Na aula serão trabalhados exercícios de reconhecimento de material,  composição de cores, degradês, texturas e ilustrações. Todas as duas são destinadas à artistas, estudantes, designers, ilustradores e entusiastas sem conhecimento da técnica.As inscrições de ambas podem ser feitas pelo email de Nestor: nestordesenho@gmail.com

PROGRAMAÇÃO

COQUETEL MOLOTOV NEGÓCIOS

SPRINT:

*Terça-feira – 13 de novembro

Das 9h às 16h

Portomídia – Auditório

*Quarta-feira – 14 de novembro

Das 9h às 16h

Portomídia – Auditório

PITCHING:

*Quinta-feira – 15 de novembro

Das 11h às 13h

Portomídia – Auditório

*Sexta-feira – 16 de novembro

Das 11h às 13h

Portomídia – Auditório

ENCONTROS:

*Quinta-feira – 15 de novembro

Local: Portomídia – Auditório

14h

Bate papo – Como se relacionar com marcas: artistas, projetos e festivais.

Com Samantha Almeida (Mynd8) e Gabriel Andrade (Festival Coala)

16h

Espaços de música ao vivo para exposição de novos artistas e formação de público.

Com Felipe Cabral (Bailito), Felipe Matheus (Miragem), Katia Abreu (Dia da Música), Maria do Céu (Metrópole) e Alexandre Rossi (Circo Voador).

Mediação: Bruno Nogueira

18h 

Sincronização e licenciamento de música para o audiovisual: da publicidade ao videogame.

Com Luiz Augusto Buff (1m1).

*Sexta-feira – 16 de novembro

Local: Sinspire – Pça do Arsenal

14h

Chegando na curadoria de festivais da forma certa.

Com Gutie (Rec Beat), Anderson Foca (DoSol), Bina Zanetti (Psicodália), Melina Hickson (Porto Musical), Marcelo Damaso (Se Rasgum) e Daiane Dias e Fabricio Nobre (Bananada)

Mediação: Fabiana Batistela (SIM São Paulo)

16h20

Mídia paga digital, playlists, algoritmos e data: como usar as novas ferramentas do mundo digital a seu favor

Com João Pedro (OneRPM) e Yasmin Muller (Tidal)

19h

Novas mídias para se divulgar conteúdo de música

Com Camila Garófalo (Mulher na Música / Sêla), Anderson Foca (DoSol TV), Alexandre Giglio (Minuto Indie), Gabriel Albuquerque (Jornalista / Kondzilla / Vice)

Mediação: Jarmeson de Lima (Coquetel Molotov)

SOM NA RURAL

* Sexta – 16 de novembro

Local:  SINSPIRE – Pça do Arsenal

A partir das 13h às 21h20

Ativação TODXS e Gestos

A TODXS é uma startup social de empoderamento, transformação e educação LGBTI+. Entre as ações desenvolvidas com o Coquetel Molotov estão três atividades que antecedem o evento, mas que têm grande impacto em sua realização. São eles: campanhas de estímulo à inserção de pessoas LGBTI+ na equipe do evento; um treinamento sobre discriminação e diversidade, e uma roda de conversa sobre políticas públicas LGBTI+.

Além das ações prévias, a startup terá um stand no festival para apresentar seus programas, projetos e ações no desenvolvimento de um país verdadeiramente inclusivo. Ao seu lado no stand, a ONG Gestos traz o “Projeto Quero Fazer”, a partir das 13 horas, com testes rápidos de HIV e Sífilis, preservativos e sachês de gel lubrificante. Tudo gratuito.

Já a trans-ativista Maria Clara Araujo é novamente a mestre de cerimônia do Coquetel Molotov, reforçando a importância que o festival dá para a visibilidade que a comunidade LGBTI+ precisa. “Qualquer tipo de convite que aceito, penso muito a partir da representação que aquilo pode significar concretamente na vida de outras mulheres trans e travestis. Acredito muito que minha participação enquanto mestre do Molotov possa ser visto a partir dessa ótica. De travestis e mulheres trans estarem a frente de atividades que, historicamente, não tiveram envolvidas e, logo, abrindo precedentes para que outras também possam desfrutar dessas lutas necessárias dentro das relações de poder que, diariamente, precisamos travar”, explica.

Playlists No Ar

Para 2018, o festival mantém a parceria iniciada ano passado com a Bananas Music Branding, agência gaúcha especializada em curadoria e estratégia musical, para criar playlists no Spotify, parceiro de mídia do evento. “Esse ano iremos continuar com as playlists assinadas pelos artistas do lineup, mas de uma maneira diferente. Estamos fazendo uma espécie de amigo secreto de playlists, onde um artista cria uma playlist pensando em outro artista do lineup. A Maria Beraldo irá fazer uma playlist especial para a Luedji Luna e iremos confirmar outras playlists assinadas na medida em que o lineup é divulgado”, diz Juli Baldi, uma das diretoras da Bananas.

Já a playlist No Ar Coquetel Molotov 15 anos, terá comentários nas faixas. “Estamos gravando depoimentos de pessoas que fazem parte da história do festival, a ideia é que elas relembrem histórias de shows inesquecíveis que já passaram pelo palco nesses 15 anos” diz.

Além das playlists assinadas pelos artistas e a especial 15 anos com depoimentos, terá também a No Ar 2018 Recife, para o público acompanhar a divulgação de novos nomes no lineup, bem como a Novos Sons de Pernambuco, só com artistas incríveis da cena musical de Pernambuco e, por fim, a Novos Sons do Brasil, com as novidades nacionais vindas de todas as partes do país.

Keychange

Outra novidade para 2018 é que o No Ar passou a fazer parte da Keychange, uma iniciativa internacional pioneira, que estimula o equilíbrio de gênero na programação dos festivais e encoraja as mulheres a transformarem o futuro da música. Assim, o TNT Energy Drink apresenta: No Ar Coquetel Molotov segue os passos do projeto e passa a fazer parte de um seleto grupo global de eventos. Entre os que fazem parte da iniciativa, estão o Bestival, Reeperbahn Festival, Iceland Airwaves, Tallinn Music Week, Glasgow Jazz Festival e Liverpool Sound City.

Vale ressaltar que o único representante da América Latina é o No Ar. “É importante que os festivais se preocupem, desde já, com a programação visando a igualdade de gênero. Estamos atentos a isso há anos e queremos estimular outros festivais a seguirem o mesmo caminho. Que a nossa entrada no Keychange leve mais eventos a participarem”, reflete Ana Garcia, diretora do festival. Em 2018, o festival estreia em solo paulistano e ainda promove edições em Belo Jardim e Belo Horizonte.

Patrocinadores

Pelo segundo ano, o No Ar tem patrocínio da Natura, por meio do Natura Musical. “Desde 2017, o programa patrocina festivais que trazem aos palcos uma diversidade de artistas e bandas capazes de amplificar debates contemporâneos. Eventos como o Festival No Ar Coquetel Molotov agregam as oportunidades de palco para os artistas e contribuem para a formação e ampliação de um público jovem para a música brasileira”, completa Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

Outra parceria de longa data é a patrocinadora Baterias Moura, além disso, em 2018 acontece as estreias da TNT Energy Drink, que apresenta o evento, e o patrocínio do whisky Ballantines. “Patrocinar esse festival, que é um dos mais esperados pelos jovens pernambucanos, é muito significativo para o TNT Energy Drink. O ativismo, a valorização da música independente e a resistência, que estão presentes no Nordeste e no Coquetel Molotov, fortalecem nosso posicionamento de marca, por estar em consonância com a forma como dialogamos com o nosso púbico”, avalia Eliana Cassandre, Gerente de Propaganda do Grupo Petrópolis.

Em 2017, o No Ar atraiu uma média de oito mil pessoas O ativismo, a quebra de preconceitos de gênero, com a entrada gratuita de pessoas trans e o combate ao assédio feminino, também foram marcantes na edição anterior do evento, aliando o melhor da música independente com as artes e a cultura na capital pernambucana. O evento também ganhou o selo ‘Evento Neutro’, com o certificado de neutralização de carbono. Essa ação foi feita em parceria com a Eccaplan, startup de consultoria em sustentabilidade instalada na incubadora USP/IPEN – Cietec.

Convocatória para voluntários

No Ar recruta pessoas que estão interessadas em participar e trabalhar na produção do festival. Os 20 voluntários serão selecionados pelo diretor de produção, Nestor Mádenes, para trabalhar durante três dias. Ao final, todos vão receber um certificado.

Nestor vai selecionar voluntários para atuar nas mais diversas áreas do festival: logística, produção, produção de palco, portaria, montagem de estrutura, feira, salão de tatuagem, comunicação, etc.

Os escolhidos receberão uma ajuda de custo e vão passar por um curso preparatório de produção com Nestor e Marcílio Moura (diretor técnico do evento). Interessados devem mandar email com solicitação e CV para: nestor@coquetelmolotov.com.br

Classificação

O festival possui classificação indicativa de 16 anos e somente será permitida a entrada desses adolescentes, desde que estejam autorizados por escrito e com firma reconhecida pelos seus responsáveis legais. Para baixar o modelo do documento de autorização, acesse aqui.

No Ar Coquetel Molotov Belo Jardim

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o Festival No Ar Coquetel Molotov também acontece no interior de Pernambuco, na cidade de Belo Jardim, entre os dias 17 e 20 de outubroLia de ItamaracáFrancisco El HombreLuna VitroliraRomero Ferro (Garanhuns) Agda (Santa Cruz do Capibaribe), Rasga Mortalha (Caruaru) e Jurandex (Belo Jardim) são algumas das atrações confirmadas no line up do Festival, que em sua quarta edição no Agreste de Pernambuco acontece com uma programação completamente gratuita de shows no Parque do Bambu, além de oficinas e a Mostra Play the Movie no Cine Teatro Cultura.

SERVIÇO

TNT Energy Drink Apresenta: No Ar Coquetel Molotov 2018

BAILITO

SHOW COM AZEALIA BANKS e TRANSALIEN.

Data: Quinta-feira, 15 de novembro.

Horário: 21h.

Local: Bailito

Endereço: Rua Carlos Gomes, 390 – Prado
Ingressos:

R$ 200 (2º lote – inteira);

R$140 (2º lote – social: levar 1 kg de alimento não-perecível)

R$100  (2º lote – meia)

Casadinha – Azealia + festival no Caxangá Golf Country Club)

R$150 (2º lote – meia)

R$210 (2º lote – social: levar 1 kg de alimento não-perecível)

Vendas: aqui

CAXANGA GOLF COUNTRY CLUB

SHOWS COM CONNAN MOCKASIN, DJONGA, LUEDJI LUNA, MARIA BERALDO, DUDA BEAT, MC TROINHA E MUITO MAIS ATRAÇÕES

Local: Caxanga Golf Country Club – Av. Caxangá, 5362 – Iputinga
Data: Sábado, 17 de novembro
Horário: A partir das 13h
Ingressos LIMITADOS: 2º Lote: R$55,00 (meia), R$110,00 (inteira) e R$80,00 (social – levar 1 kg de alimento não-perecível)

Link para compra online aqui 

Pontos de venda: 

Avesso (Avenida Rui Barbosa, 806) – seg a sexta, das 9h30 às 19h30 e sábado, das 9h às 18h.

Forma de pagamento no local: Dinheiro

Permitido para maiores de 18 anos
www.coquetelmolotov.com.br | www.facebook.com/noarcm

TNT Energy Drink Apresenta

Patrocínio: Baterias Moura, Natura Musical, Ballantines.

Apoio: Instituto Conceição Moura, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, 99, Sebrae, CEPE, Aeso Barros Melo, Bureau Export, Consulado Francês, Institut Français, Uplanet, Women Friendly, TODXS, Porto Mídia, Porto Digital, Stampa, Moka, Buffalo, Café8.

Cerveja Oficial: Itaipava

Player oficial: Spotify

Mídia oficial:  Rádio Universitária 99.9, Caio Braz, OGrito!, Elemidia e Berlim Digital

Vendas oficial: Sympla

Realização: Coda

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *