Elementos e cores da natureza são apresentados na Varanda Conectada, na mostra de decoração RioMar Casa, que vai até o dia 26 de setembro. A entrada é gratuita.

O contato com a natureza nunca foi tão difícil em tempos onde ficar em casa é o mais seguro e adequado. Foi pensando nisso que as arquitetas Yara Paiva e Djani Pereira criaram o ambiente Varanda Conectada para a mostra de decoração RioMar Casa 2021. A proposta tem o objetivo de trazer uma conexão com a natureza através da varanda de casa. A mostra de decoração já está disponível para visitação no RioMar Shopping com entrada gratuita até o dia 26 de setembro. 

A mistura de texturas, tons terrosos e cores usadas no projeto lembra a natureza e proporciona uma conexão natural dentro de casa. “Nossa ideia foi levar o conceito biofílico para a mostra, ou seja, trazer a natureza para dentro de casa através da varanda. Os elementos da natureza foram apresentados através do piso amadeirado, dos tons terrosos, do verde das plantas e de uma obra da artista pernambucana Marília Didier. Inserimos também elementos que remetem à água”, ressalta a arquiteta Yara Paiva.

Reunindo o paisagismo de diversas formas, cores e texturas, o ambiente conta com uma iluminação ampla e indireta para evidenciar todo o espaço. A junção de elementos de decoração baseados em cores da natureza proporciona uma sensação de bem-estar e leveza para quem visita o ambiente. As cores das paredes e do sofá em tons terrosos conseguem lembrar a terra e causar essa conexão natural. Além disso, o verde representado pelas plantas que ornamentam a maioria do espaço, simboliza a esperança e o contato com a natureza. 

“Quando evidenciamos os tons terrosos, verdes e também alguns elementos em azul, conseguimos sentir os elementos importantes para a sobrevivência humana, que são os elementos da natureza. A ideia é proporcionar uma conexão com o natural, mesmo dentro de casa”, explica a arquiteta Djaní Pereira. Um tapete especialmente desenhado pelas arquitetas evidencia o tom verde, e o elemento terra é realçado nas paredes – por meio da cor da tinta utilizada e também por meio de um revestimento em tom terroso.

Para simbolizar todos os elementos da natureza na Varanda Conectada, a artista Marília Didier produziu um quadro exclusivo para o ambiente, utilizando a mesma paleta de cores do ambiente, além de formas que remetem à natureza. Preponderam na tela os tons terrosos e o verde. Uma tela do fotógrafo Marcelo Marona e um ofurô fazem a ponte com a cor azul do elemento água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *