Atividade integrante do Festival Varilux de Cinema Francês, 5º Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros está com inscrições abertas até dia 1º de junho. Destinado a roteiristas, diretores e realizadores, a atividade propicia o desenvolvimento da escrita de projetos de roteiros de longa-metragem e de séries de TV. A formação será presencial entre os dias 20 e 24 de junho e, para se inscrever, basta acessar https://variluxcinefrances.com  onde está o regulamento, formulário de inscrição e outras informações. 

Coordenado por François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do FIPA, Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França), o Laboratório terá como professores os roteiristas Corinne Klomp, Pascale Rey, Jean-Marie Chavent e Nicolas Clément, todos integrantes do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (CEEA). Os 16 participantes selecionados serão divididos em quatro grupos que trabalharão durante cinco dias. 

O LAB terá duas modalidades de roteiro de longa-metragem de ficção, original ou adaptado, e roteiro de série de ficção para televisão. O objetivo é explorar os fundamentos e a metodologia da construção dramática, acompanhar a escrita, explorar abordagens que facilitem a construção da história, orientar os autores ajudando-os a encontrarem suas particularidades e a construir uma narração. Já passaram pelo Laboratório de Roteiro nomes como os diretores Ana Rieper, Estevão Ciavata, Angelo Defanti, João Miguel e Wagner Assis.

Para outras informações sobre o Lab é só escrever para lab@bonfilm.com.br ou falar com Nathalia Guinet no telefone (11) 941224180.

Para download de fotos, acesse:  LAB de Roteiros

Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux e a Pernod Ricard/Lillet, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France e Ingresso.com, além das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Sobre a Bonfilm

Além de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês que, nos últimos 12 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas e somou um público de mais de um 1,1 mil espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda montada ao ar livre no Rio de Janeiro, e que já teve uma edição em São Paulo, além de cinemas de todo Brasil