Festa acontece na terça-feira (19), a partir das 19h, data de fundação do Clube, considerado o mais antigo do Brasil em funcionamento

Fundado no dia 19 de março de 1888, o Clube Carnavalesco Misto das Pás completa nesta terça-feira (19), 131 anos. Para marcar a data, um super show de Elymar Santos promete animar a noite na sede da agremiação. O evento é só para convidados e acontece a partir das 19h. O Clube das Pás tem em sua história grandes conquistas. Atual tricampeã do Grupo Especial do Carnaval do Recife na categoria “Clube de Frevo”, a agremiação é uma das mais antigas em funcionamento do Brasil.

Entre os homenageados estão os Maestros Spok e Forró, a cantora e multi-instrumentista Bia Villa-Chan. A secretária de turismo, esportes e lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, os presidentes da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros e o da Câmara Municipal do Recife Eduardo Marques,  o compositor pernambucano Bráulio de Castro, os jornalistas Fátima Bernardes, Mirella Martins, Roberta Jungmann, Jô Mazzarolo, Ciro Bezerra e Geraldo Freire, além do Secretario de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco Rodrigo Novaes. As personalidades serão agraciadas com uma medalha comemorativa aos 131 anos do Clube das Pás. Para o presidente da agremiação, Rinaldo Lima, o motivo para as homenagens é nobre. “A medalha comemorativa de aniversário do Clube das Pás é uma forma de agradecer a esses artistas, profissionais da comunicação e servidores públicos pelo o apoio que eles tem dado a cultura de Pernambuco”, detalhou.

Apesar da origem e da tradição carnavalesca, o Clube das Pás também é referência quando o assunto é música romântica. Grandes artistas nacionais já passaram pela casa, entre eles Elymar Santos, Roberta Miranda, Arlindo Cruz, The Fevers, Reginaldo Rossi, Beto Barbosa, Trio Irakitan, Agnaldo Timóteo, Fernando Mendes, Gilliard, Adilson Ramos e muitos outros. Todos os fins de semana a casa é o endereço certo para aqueles que buscam o melhor da música romântica. Hoje, o espaço se tornou o reduto romântico da cidade do Recife.

PROJETOS SOCIAIS

Poucos sabem, mas o Clube das Pás mantém diversos projetos sociais que atendem a comunidade de Campo Grande e adjacências, na Zona Norte do Recife, e em vários municípios do interior pernambucano.

Projeto Pás na Praça

Com objetivo principal de difundir a cultura do frevo em todo o Estado de Pernambuco, a iniciativa leva aos municípios um grupo de passistas do Clube, além da Orquestra das Pás, que promovem uma verdadeira aula do ritmo que traduz o que é “ser pernambucano”. Em 2017 receberam o projeto cidades como Sairé, Goiana e Tamandaré.

Pás na Comunidade

A iniciativa visa contemplar crianças e adolescentes da comunidade Ilha do Joaneiro, oferecendo aulas de frevo, cursos de idiomas, técnicos de computação e informática, cabeleireiro, manicure e pedicure, corte e costura e babado.  As aulas são ministradas por profissionais de cada área, de segunda a sexta-feira, na sede social do Clube das Pás, em dois períodos: das 9h às 12h e das 14h às 16h, com direito a lanche. O objetivo do projeto é afastar crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade e oferecer oportunidade de capacitação profissional, que abrirá portas para o mercado de trabalho. A comunidade Ilha do Joaneiro, localizada em frente ao clube, conta com cerca de quatrocentas e cinquenta residências, onde moram aproximadamente setecentas e cinquenta crianças e adolescentes. Desse contingente, cerca de trezentas serão atendidas pelo projeto, sem nenhum custo, e fora do horário escolar.

O CLUBE

A Orquestra das Pás

Patrimônio do Clube das Pás, a orquestra regida pelo Maestro Ernani se apresenta em todas as festas promovidas pelo Clube, além de eventos externos. O repertório vai dos grandes clássicos do frevo pernambucano aos grandes sucessos da música romântica brasileira com canções de artistas como Adilson Ramos, Reginaldo Rossi, Moacyr Franco e Leonardo Sullivan.

Acervo

Em 131 anos de história o Clube das Pás guarda logo na entrada da sua sede um verdadeiro acervo de troféus, estandartes e premiações que marcam os tantos carnavais vividos pela agremiação desde a primeira década do século XX até os dias atuais.

Estrutura

Sob nova administração desde 2017, o Clube das Pás que é presidido por Rinaldo Lima. Na nova gestão, o clube ganhou uma importante reforma em sua estrutura. Hoje, além de uma arrojada estrutura de palco e camarotes, a casa conta com excelente serviço de bar e petiscaria, além de climatização em todos os ambientes, camarotes individuais e um espaço pub. A nova gestão também vem investindo forte na agremiação, que em apenas dois anos já subiu para o grupo especial, venceu dois carnavais consecutivos e trouxe o glamour e a tradição dos antigos carnavais de volta ao Recife e aos salões do clube. Para isso, há três anos o clube ainda contratou o mais premiado carnavalesco de Pernambuco, José Hilário, que foi campeão por quase dez anos à frente da escola Gigantes do Samba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *