As clínicas e hospitais veterinários de Pernambuco se uniram para participar de um levantamento nacional convocado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e Regionais (Sistema CFMV/CRMVs), Associação Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva (BVECCS) e Anclivepa Brasil com o objetivo catalogar equipamentos utilizados na veterinária, como ventiladores mecânicos, monitores multiparamétricos e concentradores de oxigênio, que são compatíveis com o uso em seres humanos e decisivos no tratamento de pacientes em estado grave por conta do novo coronavírus (Covid-19). A ideia é que esse levantamento seja colocado à disposição dos órgãos de saúde.

A iniciativa faz parte do conjunto de ações pensadas pelas entidades para contribuir com o equilíbrio da Saúde Única, aquela que envolve a saúde humana, animal e ambiental. Nessa associação, qualquer colapso que atinja um dos pilares terá efeito nos demais.

Vale ressaltar que os equipamentos veterinários que estão sendo catalogados são os mesmos fabricados para seres humanos ou compatíveis com seu uso. As partes que entram em contato com o paciente normalmente são cambiáveis ou descartáveis, assim podem ser disponibilizados desde que cumpram os requisitos das autoridades sanitárias.

Uma das empresas que já colocou seus equipamentos à disposição dos órgãos de saúde foi o Hospital Veterinário Harmonia (HVH). Com uma grande estrutura, o HVH deixou a disposição das autoridades, entre outros itens, um ventilador pulmonar mecânico, um monitor multiparamétrico e um concentrador de oxigênio, três aparelhos essenciais para os cuidados de pacientes com sintomas graves do Covid-19.

As clínicas e hospitais que desejam participar do cadastro nacional de equipamentos devem acessar o link: http://www.123formbuilder.com/form-5347973/form.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *