Curadoria irá selecionar curtas e longas metragens para as mostras competitivas do Festival Audiovisual, marcado para os dias 28 de maio a 3 de junho, no Cinema São Luiz, no Recife

O cinema brasileiro com o fomento das políticas públicas estaduais e federais, tem apresentado uma evolução crescente no número de produções. Pelo menos é o que mostra as inscrições para o CINE PE 2019. Previsto para acontecer de 28 de maio a 3 de junho, a 23ª edição do Festival Audiovisual recebeu 892 inscrições de curtas e longas-metragens para as mostras competitivas, um crescimento de 77,33% em relação ao número de 2018, que foi de 503 filmes. Esta performance demonstra a consolidação do festival no calendário nacional como uma das principais vitrines para a produção de filmes independentes no Brasil.

O aumento de inscritos foi ainda maior na seara das produções pernambucanas. Para a edição de 2019, 86 filmes pleiteiam uma vaga nas mostras competitivas, enquanto no ano passado foram 39 inscritos, um aumento de 120%. “O resultado das inscrições nos deixam muito felizes pois é uma demonstração da força do festival como um ambiente de difusão do cinema nacional e como um espaço de formação e de geração para novos negócios no audiovisual”, comenta Sandra Bertini, diretora do CINE PE.

A região Sudeste segue liderando o número de inscritos. Este ano foram 513 da região, sendo 246 de São Paulo, o estado recordista de inscrições. O Nordeste aparece com 205 produções, seguido por Centro-Oeste, com 82; Sul, com 77 e Norte, com 15 filmes.

Do número total de inscritos, 748 produções são de curtas-metragens, sendo 230 documentários, 490 obras de ficção e 28 de animação. Os longas-metragens correspondem a 144 filmes, sendo 88 documentários, 54 de ficções e 02 representantes de animação..

O Cine PE 2019 acontecerá de 28 de maio a 3 de junho, no Cinema São Luiz, Centro do Recife, e além das mostras competitivas contará com lançamentos, exibição de filmes hors concours, debates, workshops e homenagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *