Cidadania é mote da abertura da Semana da Pessoa com Deficiência em Olinda

A Semana da Pessoa com Deficiência em Olinda conta com ampla programação e nesta terça-feira (21.08), bem cedo, uma panfletagem foi realizada no semáforo próximo à Praça do Carmo marcando a abertura do evento, que vai até a próxima terça (28.08). O exercício da cidadania foi o norte desta ação realizada pelo trabalho integrado de várias secretarias: Saúde; Educação; Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos.

O local da atividade foi estratégico, além do grande número de motoristas e usuários de transporte público que seguem para o trabalho, estudantes de escolas próximas e de uma faculdade também receberam laços verdes, símbolo da campanha. A estudante Camila Torres, 14 anos, fez questão de receber o informativo. “A gente precisa respeitar todo mundo, sem deixar de lado ninguém”, afirmou.

Acompanhando os trabalhos esteva o secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, Odin Neves. Ele, ao lado da secretária executiva de Direitos Humanos e da Mulher, Verônica Brayner, pontuou o caráter integrado que esta semana está tendo no município, colocando as pessoas com deficiência como prioridade dessa conscientização da sociedade.

Durante todos os dias da programação especial, as escolas da Rede Municipal de Ensino estão recebendo palestras, encenações e ações de vivência, nos turnos da manhã, tarde e noite. As unidades de saúde, distribuídas em todos os bairros de Olinda, recebem rodas de conversa, dialogando sobre o combate a preconceitos e práticas nocivas em relação à pessoa com deficiência. Os profissionais também vão partilhar, entre as comunidades, os serviços inclusivos já oferecidos no município. No campo social, um encontro será realizado na quinta-feira (24), a partir das 13h, na praça de eventos do Shopping Patteo Olinda. O movimento trará apresentações culturais e musicais, além da distribuição de folders informativos.

O encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência será marcado por um grande mutirão integrado de serviços gratuitos. Na terça-feira (28), na Praça do Carmo, a partir das 8h, a população contará com atendimento gratuito nas áreas de fisioterapia, psicologia e saúde bucal. O encontro festivo também receberá apresentações culturais de passistas de frevo, dança do ventre e outros segmentos. As tendas ainda trarão beleza e bem estar, ofertando manicure, cabeleireiro, massagens, limpeza de pele, entre outros.

You May Also Like