Casa Mova: arquitetura inclusiva e acessível

Projeto de 60m² mostra que é possível ter um espaço acessível para todas as necessidades

Quando se pensa em um espaço adaptado para pessoas com deficiência ou com dificuldades de locomoção, quase sempre a preocupação está ligada a necessidade dispor de um grande espaço, ou a visão de que o suporte se dá apenas para aqueles que usam cadeiras de rodas. No entanto, o universo assistivo é muito mais abrangente. Apenas em 2004, as leis federais 10.048 e 10.098 referentes a acessibilidade em edificações, espaços e equipamentos urbanos estabeleceu normas e promoção ao conceito de desenho universal. Dessa forma, além de considerar pessoas com deficiência, é necessário levar em consideração idosos, obesos, gestantes, etc.

Na arquitetura, o desenho universal consiste em soluções que possam atender a tipologia humana de forma acessível, ou seja, independentemente de suas características pessoais, idades ou habilidades, os produtos que compõe o ambiente precisam ser alcançados, manipulado e usado por todos. Baseados nesse contexto e na busca por questionar os padrões, os arquitetos do escritório LAZO assinam o projeto “Casa Mova”, que estará presente na primeira edição da feira Mobility & Show Nordeste.

Aberta ao público nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Shopping RioMar, a casa terá cerca de 60m² com ambientes personalizados com soluções exequíveis, fluidas e integradas. “Nós precisamos questionar sempre em como as pessoas podem usar as cidades e os espaços. Através desse questionamento e com foco nas pessoas e paisagens, nos elaboramos o projeto da Casa Mova voltado a diferentes idades e condições. Também priorizamos a segurança, independência e autonomia de quem irá usá-lo”, explica a arquiteta Tâmara Maysa, responsável pelo projeto junto com seus sócios, Filipe Henriques, Raissa Mattoso.
Os visitantes da feira, que será voltada as pessoas com deficiência e/ou mobilidades reduzidas, também vão contar com uma maquete tátil para navegarem por ambiente e conhecerem a Casa Mova. Essa é uma ação inovadora no mercado da arquitetura em Pernambuco.

Serviço:
Mobility & Show Nordeste
Data: 24, 25 e 26 de novembro
Horários: sexta-feira, sábado e domingo das 10:00h às 21:00 h.
Local: Shopping RioMar Recife: Av. República do Líbano, 251 – Pina, Recife/PE
Entrada e atendimento: gratuitos
Translado: Haverá transporte gratuito adaptado em pontos específicos da cidade – Ida e Volta
Credenciamento antecipado: www.mobilityshow.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *