Carnaval de Olinda contará com o Polo Bonecos Gigantes para fazer a festa dos pequenos foliões

O espaço da garotada, gratuito e aberto ao público, ficará na Praça do Carmo. Vai funcionar entre 10 e 13/02, trazendo oficinas de arte, exposição cultural e vários shows de grupos locais de dança e música

Para fazer a festa da criançada, o carnaval de Olinda contará com um espaço especial para os pequenos foliões. É o Polo Bonecos Gingantes Tradição e Cultura, que vai funcionar nos dias 10, 11, 12 e 13, sempre das 9h às 16h, num local inédito montado na Praça do Carmo, com entrada pela Rua São Bento. Pelo segundo ano, o polo infantil é promovido pelos produtores culturais Rosana Almeida e Olívio Rafael, da Rever Promo, em parceria com a Prefeitura de Olinda.

“O novo local é de melhor acesso para as crianças, ficando numa área mais reservada e livre das multidões das ladeiras, mas ainda no foco da folia para fazer a festa da família inteira”, explica a produtora Rosana Almeida. A estrutura contará com palco para apresentações culturais, colocando em cena grupos locais, com o intuito de gerar emprego e renda localmente, além de fomentar a cultura do município. Serão oito apresentações artísticas por dia, sendo quatro grupos de dança e quatro musicais.

Entre as atrações confirmadas, com curadoria do coordenador do carnaval de Olinda, Alexandre Spain, da assessoria especial da Secretaria de Cultura de Olinda, o espetáculo Leão do Norte, de Águas Compridas; traz o tema Olinda, Terra de Gigantes, da Cia. de frevo Mirin Ana Lúcia, de Amaro Branco; Tribo Indígena Infantil Tainá, do Alto do Capitão; Cia. de frevo de Tia Nininha, de Ouro Preto; Grupo de Recreação Artística Alegria de viver; e espetáculo La ursa, de Águas Compridas. Nos intervalos dos shows, haverá orquestras de frevo e percussão.

O polo infantil, que vem trazendo no nome os grandes homenageados do carnaval de Olinda neste 2018, os bonecos gigantes, vem com a proposta de promover a cultura da produção dos bonecos gigantes para os pequenos, com o intuito de manter viva a tradição nas novas gerações. Quem vai ministrar as oficinas é o olindense e mestre bonequeiro Gustavo Alex Camelo. Ele vai ensinar como se faziam os bonecos tradicionalmente, com argila. Assim, as crianças vão produzir miniaturas dos bonecos gigantes e levar para casa. “Vamos ensinar a arte não só de confeccionar os bonecos, mas mostrar como dar vida a eles. O Polo Bonecos Gigantes contará ainda com exposição diária de bonecos gigantes de Olinda, que ficará montada na praça do skate”, conta a produtora.

Com a ideia de também incentivar a meninada o gosto pelo nosso carnaval, serão realizadas oficinas de fantasias de papel, máscaras, adereços de cabelo e pintura de rosto. As oficinas acontecerão num stand coberto, com segurança e banheiros nas proximidades. Já para mostrar a tradição dos blocos de rua, diariamente, sairá pelas ladeiras de Olinda o Bloco Bonecos Gigantes. A agremiação desfilará sempre às 14h, saindo da sua sede, localizada na casa de nº 69, na Rua 27 de Janeiro, com destino à Praça do Carmo. Quem quiser acompanhar o bloco, serão distribuídas 200 camisas, por dia, que podem ser adquiridas gratuitamente através dos telefones (81) 99996.3060 e 99757.9441.

Com todas as ações gratuitas e abertas ao público, a expectativa dos organizadores é receber 40 mil crianças, por dia. O evento está sendo viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, contando com patrocínio do Atacadão e apoio da Prefeitura de Olinda. A grade com a programação completa do Polo Bonecos Gigantes será divulgada em breve. Mais informações pelos telefones (81) 99996.3060 e 99757.9441 ou no site www.blocobonecosgigantes.com.br.

SERVIÇO | Polo Bonecos Gigantes – Polo Infantil do carnaval de Olinda
Quando: de 10 a 13 de fevereiro de 2018
Onde: Praça do Carmo, Carmo, Olinda – PE
Horário: das 9h às 16h, diariamente
Entrada gratuita
Informações: (81) 99996.3060 e 99757.9441

www.blocobonecosgigantes.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *