Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Campeonato Pernambucano Master de Natação em Piscina Longa, edição 25, está com suas inscrições abertas para competição que acontece em setembro.


Após dois anos sem ter sido realizado por conta da pandemia de covid-19, o 25° Campeonato Pernambucano Master de Natação em Piscina Longa está de volta. Organizado pela Associação dos Nadadores Master do Estado de Pernambuco (ANMPE), a competição vai ter a sua primeira etapa realizada já no próximo dia 18 de setembro no Clube Português do Recife. As inscrições estão abertas até o próximo dia 8.

De acordo com a ANMPE, com o número de casos de COVID em queda e com o avanço da vacinação, além da reabertura das atividades e com os protocolos sendo aprovados pelo Governo do Estado, a volta às piscinas podem ser realizadas com segurança. De acordo com Francisco Alves Camello, presidente da associação, a volta era muito esperada, principalmente para agregar ainda mais a natação no estado. “O campeonato é realizado não só para promover esses nadadores como também gerar saúde e bem estar, trazer de volta pessoas que já nadaram e estimular os iniciantes”, explicou.

Com circuito em piscina curta (25 metros) e em piscinas longas (50 metros), as competições da categoria Master são formadas a partir dos 25 anos ou mais, com categorias competidoras de cinco a cinco anos de diferença, como por exemplo dos 25 aos 29 anos, dos 30 aos 34 anos, e assim sucessivamente.

Também existe a categoria pré-master, para quem tem entre 20 e 24 anos, e categoria PCD, que são os de competidores Portadores com Deficiência. Segundo Camello, para as pessoas dessa última categoria é possível participar das competições de acordo com os critérios definidos pela associação. “Nosso intuito é promover uma maior participação e inclusão dessas pessoas com deficiência, que nós temos aqui e que nadam, e nadam muito bem”.

As provas podem ser realizadas de forma individual ou por equipe (revezamentos), de forma que o competidor comprove ser filiado a algum clube participante com equipe inscrita na competição. É importante também, que todo o competidor apresente recomendação médica e parecer cardiológico favorável para poder participar do evento.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.abmn.org.br ou usando o site www.anmpe.com.br, com o valor de inscrição de R$ 30,00 e para cada prova individual R$ 25,00. Com o ano atípico, sem competições, a ANMPE não cobrará o valor da anuidade e manterá a isenção das taxas das provas de revezamentos. Essas últimas são realizadas nos finais das etapas e com a participação de quatro pessoas por equipe, e só participa quem estiver inscrito em, pelo menos, uma prova individual, por sua equipe. Mais informações pelo site oficial.