Centro cultural tem visitação gratuita e vai abrir a sacada do prédio centenário para apreciação de uma das vistas mais cobiçadas do Recife, o Marco Zero

A CAIXA Cultural Recife vai começar a programação de 2020 contando história. A ocupação “Dentro do prédio tem história”, acaba de começar e reúne imagens antigas, artigos centenários, e obras de artistas como Abelardo da Hora, Cavani Rosas, Corbiniano Lins, Ferreira e Alex Mont’Elberto, um recorte da arte pernambucana sobre o Bairro do Recife. A exposição terá, ainda, atividades interativas e jogos educativos para visitantes de todas as idades. Além disso, o público poderá, pela primeira vez, registrar a visita na sacada do prédio, no segundo andar, com uma das vistas mais privilegiadas do Marco Zero do Recife. 

Na mostra, estarão expostos 11 quadros do acervo de arte da Caixa que retratam o Bairro do Recife ao longo dos séculos, além de uma reprodução de serigrafia de Cândido Portinari e uma escultura de Abelardo da Hora que ajudam a contar mais desta história. A mostra guarda ainda uma surpresa para os visitantes, uma obra inusitada assinada por pequenos artistas.

Além das obras, a mostra apresenta um vasto acervo de fragmentos de objetos (como cachimbos, faianças e azulejos), datando a partir do século XVI e que foram encontrados em 2006, quando começaram as reformas realizadas pela Caixa para instalação do centro cultural. 

Neste período, também foram encontrados vestígios estruturais de edificações anteriores e algumas dessas ruínas fazem parte da arquitetura do espaço, podendo ser vistas a partir da janela arqueológica no térreo do prédio. Conserva-se, também, um cofre em ferragem inglesa e um elevador em madeira de lei brasileira.

Com classificação livre e linguagem acessível a todos os públicos, a exposição reúne ainda experiências interativas em que crianças podem participar de atividades, como construir mini prédios da Praça do Marco Zero, montar um quebra cabeças com o prédio da CAIXA Cultural Recife, além de contar com um espaço para pintura. A Galeria 2, no segundo andar, também está aberta à visitação com lounge para os visitantes e acesso à sacada com uma das vistas mais privilegiadas do Marco Zero do Recife.

Serviço:

Ocupação Dentro do Prédio Tem História

Local: CAIXA Cultural Recife

Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Recife/PE

Horário: de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos das 10h às 17h

Informações: (81) 3425-1915

Classificação indicativa: Livre

Acesso gratuito

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais