As patologias ortopédicas surgem predominantemente na infância e para identificá-las é preciso ter muita atenção nos primeiros passos do bebê. Quando não reconhecidas e tratadas como deveriam, essas patologias progridem até a idade adulta quando ficam mais difíceis de serem corrigidas. O período de crescimento pode corrigir as deformidades ou acentuá-las e torná-las irreversíveis, a não ser por meios cirúrgicos de grande porte.

A ciência ortopédica ao longo de sua história desenvolveu múltiplas formas de correção para as mais diversas patologias. As localizadas no pé são as mais comuns. Chamadas de pé torto congênito, são identificadas no momento do nascimento em que o bebê já nasce com um pé virado para dentro, tendo o nome de pé torto congênito unilateral, ou com os dois pés virados para dentro, e neste caso chama-se pé torto congênito bilateral.

pé torto congênito tem cura e ótimos resultados, podendo a criança andar normalmente quando o tratamento é feito corretamente e acompanhado por um profissional de ortopedia. Seu tratamento começa com o uso de botas de gesso – que ‘amolece’ as articulações e tendões -, mas só é corrigido definitivamente após um procedimento cirúrgico. “O tratamento perfeitamente executado é extremamente gratificante para os pais e para o profissional que o executa, trazendo o pé para o mais próximo da normalidade possível”, comenta o ortopedista, Rui Eduardo, acrescentando que o Brasil registra mais de um milhão de patologias ortopédicas infantis, por ano, sendo 150 mil só do tipo pé torto.

Outra patologia ortopédica infantil também bastante comum é o “pé chato”, também conhecido como pé plano ou mais corretamente comopé planovalgo flexível. Uma condição que caracteriza pela redução do arco longitudinal medial (região interna) do pé. “Existem dois tipos de pé plano, o fisiológico cuja a cura é espontânea e necessita apenas de acompanhamento, e o verdadeiro ou mercedora. Esse apresenta defeitos estruturais e requer o uso de um verdadeiro arsenal ortopédico inclusive cirurgias”, explica.

Dr. Rui Eduardo

Ortopedista

CRM 8292

Instagram: @dr.ruieduardo

Consultas: (81) 4042.9660