O duo Banana Scrait segue propondo um novo olhar para a música brasileira com o EP “Eletro Bossa Nova”, onde reimagina clássicos do gênero com um viés entre o eletrônico e o jazzístico. “Manhã de Carnaval”, de Luiz Bonfá, é exemplo dessa interpretação repaginada, e acaba de ganhar um clipe onde Andrea Agda e Daniel Arruda recebem Papangus, foliões inspirados pela cultura pagã. O vídeo já está disponível no canal de YouTube da dupla.

Assista a “Manhã de Carnaval”: https://youtu.be/vXHFIeu9LQk 

Ouça “Manhã de Carnaval”: https://smarturl.it/ManhaDeCarnaval 

O vídeo tem direção de Albino Freaza e Nicolas Gondim e convida a uma folia diferente nas falésias da Peroba, praia do município de Icapuí, no Ceará. O clipe é povoado por Papangus, tradição da cultura pagã que se mantém preservada nesta região do litoral cearense. Assim, Daniel e Andrea unem o conceito de bossa com as suas próprias origens, mostrando seu propósito de dar personalidade às suas versões dessas composições. Além de “Manhã de Carnaval”, já foram reveladas também “Berimbau”, “Água de Beber” e “Dindi”.

“Manhã de Carnaval” é uma composição marcante da trilha do filme “Orfeu Negro” (1959) e assinada por Luiz Bonfá e Antônio Maria. Com o sucesso do longa e da própria canção, esta acabou se tornando uma das representantes do jazz brasileiro no exterior, tendo sido regravada por nomes que vão de Plácido Domingo a Cher, de Stan Getz a George Benson.

A abordagem de Banana Scrait para o projeto “Eletro Bossa Nova” é uma nova interpretação para clássicos desse ritmo brasileiríssimo por natureza com uma vibração nova: da chillwave, lounge music e até o funk com batida sincopada. É o caso dessa releitura de “Manhã de Carnaval”, combinando suingue e poesia com um toque de melancolia guiada pelo sax tenor no que talvez seja a versão mais ousada de todo o álbum. 

O novo EP vem para somar à discografia de Banana Scrait, que surgiu para canalizar as influências roqueiras de Andrea e Daniel – entre elas, The Smiths, Breeders e Elastica. O sucesso no nordeste logo se amplificou para o sudeste. A primeira demo foi lançada pelo respeitado selo Midsummer Madness em 1995, seguida pelo álbum “Yes, We Have Bananas”, dois anos depois. Em 2001 viria o EP “Tecnotopia”, unindo seu som a elementos eletrônicos. 

Após um período de hiato em Recife e de volta a Fortaleza, o Banana Scrait trabalhou no disco “Giostra” (2015), mesclando releituras do maestro Alberto Nepomuceno com composições próprias. Ainda em 2015, viria o álbum “Voo”, que começou a ser gestado em Pernambuco reunindo forte influência da MPB e utilizando instrumentos como clarinete, saxofone, vibrafone, sintetizador, piano, ukulele, castanholas e trombone, além de baixo, guitarra e bateria.

Agora, Banana Scrait segue se reinventando com uma sequência de singles. Além das faixas já reveladas, “Eletro Bossa Nova” contará com “Favela” (Tom Jobim) e “Gentle Rain” (Luiz Bonfá).

Ficha técnica

Direção: Albino Freaza e Nicolas Gondim

Produção Executiva: Nicolas Gondim

Figurino Banana Scrait: Julie Gadelha

Realização: Nobrainer Filmes

Andrea Agda – Voz, guitarras e violão

Daniel Arruda – Sax, Rhodes e sintetizadores

David Brasileiro – Baixo

Produzido por David Brasileiro

Gravado no Sonido estúdio (CE) por David Brasileiro

Mixado e masterizado no Panorama estúdio (CE) por David Brasileiro

Acompanhe Banana Scrait:

https://www.bananascrait.com.br/

https://bananascrait.bandcamp.com/

https://www.youtube.com/channel/UCVgpfgIGGhY6E0FU_CBig3g/featured

https://www.facebook.com/bananascrait

https://www.instagram.com/bananascrait/