A ASBAI-PE presta os devidos esclarecimentos para evitar a divulgação de informações incorretas diante da pandemia que o mundo enfrenta

Um dos principais cuidados contra a disseminação do novo coronavírus, responsável pela doença Covid-19, é a divulgação de informações corretas sobre modos de prevenção. A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) faz um alerta para o uso de polivitamínicos para aumentar a imunidade e  corticoides no tratamento de alergias respiratórias.

De acordo com a ASBAI, não há qualquer evidência de que o uso de vitamina C, vitamina D, ou qualquer outra vitamina, ou produtos naturais, em excesso, sejam capazes de combater a Covid-19, nem qualquer outra infecção. “Sabemos que a deficiência de muitos componentes em nosso organismo, pode causar fragilidades, mas isso não é a mesma coisa que dizer que tomar excessos desses mesmos componentes vá resolver doenças que têm outras causas, principalmente doenças infecciosas”,  declara a ASBAI-PE.

O presidente da entidade em Pernambuco, o alergologista Waldemir Antunes, explica que o reforço na higienização das mãos e evitar o contato com outras pessoas, neste momento, continuam sendo cuidados fundamentais para combater a proliferação do vírus. “É preciso frisar que a alimentação é muito importante para manter o sistema imunológico ativo e forte. Isso faz com que o organismo seja capaz de combater muitas infecções, mesmo que sejam quase assintomáticas. Evitar o pânico também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Procurem informações de fontes conhecidas e profissionais com credibilidade”, alerta Antunes  

Sobre pessoas que possuem quadros de alergias respiratórias, como rinite e asma,  o presidente da ASBAI-PE afirma que elas devem continuar o tratamento com uso de corticóide, conforme prescrição médica. “Em caso de dúvida, estes pacientes devem procurar o seu médico. Não há nenhuma contraindicação do uso do corticóide para tratamento das alergias respiratórias. Não há contraindicação para o uso de corticóide oral, quando prescrito pelo médico, em curto período de tempo. Nem contraindicação do uso prolongado de corticóides inalados”, ressalta Waldemir Antunes.

A Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia – Regional Pernambuco, também tem se posicionado contra a divulgação de informações incorretas sobre formas de prevenção contra o coronavírus.  “O momento é grave e precisamos de informações comprovadamente eficazes para agirmos corretamente diante do novo coronavírus. Até o momento não há nenhuma evidência científica que comprove que a suplementação de polivitamínicos e/ou oligoelementos em pessoas saudáveis fortaleça o sistema imunológico contra o coronavírus”, declara a instituição.  

“As medidas comprovadamente efetivas são lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel e evitar aglomerações. Aproveitamos para informar que os pacientes alérgicos ou imunossuprimidos devem manter seus tratamentos salvo quando orientados por um médico. Procurem seus alergistas-imunologistas para orientações individuais! Juntos e com informações corretas poderemos combater esse vírus”, complementa a Associação.