Arte no bar

A xilogravura é um dos símbolos mais fortes da cultura nordestina, colocá-la em um lugar de difícil acesso pela sua tradicionalidade não é aconselhável para garantia de sua permanência, sendo assim, a intenção é trazer para a mesa de bar esse assunto, utilizando o potencial máximo de comunicação que a moda pode assumir e provando o quanto a tradição pode ser moderna. A escolha do tema é dada justamente pela importância de reforço e apropriação da identidade cultural e artística, levar isso para as ruas e vestir as referências nordestinas é uma forma de afirmar a beleza da cultura, considerando que essa identificação é uma das melhores formas de preservação. A coleção inverno de Manifesta, traz estampas assinadas pelo artista Perron Ramos, xilogravurista contemporâneo e recifense, conhecido pelo seu trabalho de valorização do Nordeste através da internet com suas obras, desenvolve uma coleção exclusiva e mistura o cordel, as cores do céu do sertão, a estética do gibão, etc.

Sobre o artista
Perron Ramos, designer e artista plástico recifense, responsável por encabeçar a Estilo Xilo, marca que se utiliza da estética do Movimento Armorial, Xilogravura e Cordel para difusão popular da cultura através das raízes da região, notou nas redes sociais uma ausência de movimentação acerca do tema, viu uma oportunidade de desenvolvimento e uma alternativa para sua vida profissional. Perron se utiliza dos mais diversos temas nas suas obras como, por exemplo, femininismo, astrologia, arte clássica, entre outros, todos com estética da xilogravura e bom humor.

 

Sobre o evento
Por acreditar que é na mesa de bar que surgem os mais leves assuntos e as conversas fluem mais livremente, e que a arte deve existir além da sala de museu, que a intenção do evento é tornar a arte conversa de mesa de bar. Com show de Ciel Santos, artista independente de Sapucarana, distrito de Bezerros e residente em Recife, com apresentação elaborada exclusivamente para o lançamento da coleção inverno da Manifesta, exposição de arte de Perron Ramos, o artista que assina a coleção e a Vitalina Recife, responsável por calçar os modelos, a ideia é unir tradição e modernidade e, com muita leveza, colocar a arte na mesa. Na passarela, modelos não profissionais que são a cara a contemporaneidade artística de Pernambuco como Maria do Céu, Nínive Caldas, Romero Ferro, Peu Queiroga, Genivalker Pontes, Ivson Alves. O evento será dia 02 de maio, na Mercearia do Braz, no bairro da Boa Vista, Recife, às 20h, a entrada é gratuita.

Sobre a Manifesta

Manifesta é uma marca Pernambucana com pouco mais de um ano de existência. A filosofia da marca é sempre estampar arte em suas peças de roupa, transformando o usuário em um museu humano e democratizando o acesso a obras muitas vezes intocáveis. Em suas coleções passadas, a empresa já homenageou a Pop Art, Van Gogh e o artista plástico mineiro Fivo. Essa é a primeira vez em que o tema é a cultura nordestina.

Local: Mercearia do Braz, Rua Visconde de Goiana, 139, Boa Vista – Recife
Entrada Gratuita

instagram.com/usemanifesta
www.usemanifesta.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *