Arrastão do Frevo, capoeira, concerto na igreja e artes visuais na programação do fim de semana recifense

O sábado e o domingo serão de variada e intensa programação gratuita nos espaços públicos e nos equipamentos culturais geridos pela Prefeitura do Recife

Para quem não resiste aos acordes do frevo e para quem prefere contemplar as belezas e histórias da capital pernambucana, a Prefeitura do Recife oferece lazer e atividades gratuitas para todos os gostos neste fim de semana. Nos museus, nas ruas e até numa das mais antigas igrejas da cidade, o sábado e o domingo serão intensos, convidando todos os recifenses a celebrar os espaços públicos e nossa cultura.

 

No sábado (4), o Boulevard Rio Branco, no Recife Antigo, recebe mais uma edição do Projeto Ginga Recife, uma parceria da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife com os grupos Angoleiros do Sertão e Meia Lua Inteira, que leva a capoeira regularmente para um dos mais bonitos e importantes cartões postais da cidade. O mestre da roda será Soldado, do Grupo Volta Que o Mundo Dá.

Foto; Aldemir Marques | Projeto Ginga Recife

No Museu da Cidade do Recife, o sábado será de semeadura. A partir das 14h, uma oficina gratuita de horta urbana convida crianças e adultos a encerrar as comemorações da Semana Burle Marx, oferecida pela Prefeitura do Recife para celebrar o paisagista por ocasião de seu aniversário, com a mão na terra. A facilitadora, Rosa Campello, vai ensinar como cultivar frutas e hortaliças, em pomares criados a partir de garrafas de plástico e embalagens de papelão. Serão oferecidas 20 vagas. Informações: 355-9540.

Na semana em que a humanidade esgotou, segundo a ONG Global Footprint Network, todos os recursos naturais renováveis que o planeta Terra é capaz de oferecer em um ano, a Galeria Janete Costa convida os recifenses a pensar sobre os oceanos e todo o lixo que eles recebem. A exposição gratuita Danger, do artista visual francês Serge Huot, apresenta um conjunto de obras que relaciona a prática do surf com questões ambientais inadiáveis, para as quais a humanidade precisa olhar urgentemente. A Janete Costa funciona das 14h às 20h no sábado e das 15h às 19h, no domingo. Mais informações: 3355-9825.

No MAMAM, duas exposições convidam os recifenses para um passeio cultural nestes sábado e domingo: A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos, com backdrops, pôsteres, ingressos, capas de fitas demo e projetos gráficos dos discos que contam a história da banda de rock recifense, e ExistenCidades, do fotógrafo Beto Figueiroa, que questiona a forma como o espaço urbano vem sendo estruturado e teve sua temporada prorrogada até o próximo dia 15 de agosto. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento do museu é das 13h às 17h, no fim de semana.

Domingo (5) é dia de cair no frevo. A partir das 16h, o Paço do Frevo, equipamento também gerido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura, oferece o já tradicional Arrastão pelas ruas do Recife Antigo. O cortejo deste mês será comandado pela Orquestra do Maestro Oséas, uma das mais tradicionais do estado, formada por cerca de 40 músicos, e pelos passistas da Escola Municipal Maestro Fernando Borges, mais conhecida como Escola Municipal de Frevo, um dos principais espaços de divulgação e salvaguarda da imensa diversidade de passos do Frevo em Pernambuco.

Mais cedo, a partir das 9h do domingo, o projeto Olha! Recife, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, levará os recifenses para passear pelo Derby, bairro que já foi um dos mais aristocráticos do Recife, até meados do século XX. O passeio é gratuito, mas é preciso inscrever-se no site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (3).

Quem preferir o Recife Antigo como cenário para um passeio neste domingo pode encerrar o  fim de semana com música e fé, no concerto gratuito do Quarteto Encore, às 17h, na Igreja Madre de Deus. O grupo de cordas levará ao público seu repertório autoral do disco Mosaicos. A apresentação faz parte do Projeto Música na Igreja, oferecido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, que acontece nos primeiros domingos de cada mês.