Pelo décimo terceiro ano consecutivo, a Arena Gastronômica promete trazer diversas opções de comidas para recarregar as energias dos foliões que brincam o carnaval do Recife Antigo. Fruto da parceria entre a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e a Prefeitura do Recife, a Arena abre no dia 19 de fevereiro e encerra as atividades no dia 25 do mesmo mês, operando durante sete dias seguidos, na Rua do Observatório, próximo à Torre Malakoff.

Doze restaurantes vão agraciar os foliões com diversas opções nos cardápios: Açaí Original do Pará, Cia do Chopp com o Ragu na Folia, Empadinhas Barnabé, Espetinho da Ceça, Hakata, My Burger, Casa da Macaxeira, Pizzaria Atlântico, Rei das Coxinhas, República dos Pasteis, Restaurante Plim e Waynes Burger. Esta diversidade de estabelecimentos traz uma variedade de alimentos que satisfazem qualquer paladar que estiver nas festividades de Momo. O primeiro dia de operação, quarta-feira (19), funciona a partir das 15h e deve receber a visita do prefeito Geraldo Júlio. Do dia 20 ao dia 25, o horário de funcionamento é das 16h até a madrugada, sem horário fixo para o fechamento. 

Segundo o diretor executivo da abrasel em PE Eduardo Salazar, um grande diferencial da 13ª edição é a segurança reforçada, já que um posto fixo da Polícia Militar ficará dentrodo evento. Outro fator importante é a qualidade da comida dos estabelecimentos, que será acompanhada por uma equipe de 2 consultores e 3 nutricionistas, responsáveis pela supervisão de boas práticas de manipulação e segurança dos alimentos servidos.

Em relação à acessibilidade, rampas de acesso para pessoas com dificuldades locomotoras são parte da estrutura da Arena Gastronômica 2020. Para as pessoas com deficiência visual, um cardápio em braile estará disponível. Já no quesito segurança, medidas provisórias foram tomadas para que não aconteçam quedas de energia durante o atendimento e as mangueiras de gás são traçadas com malha de aço para evitar qualquer possibilidade de vazamento. O lixo produzido pela Arena será coletado quatro vezes por dia. Além disso, atento à responsabilidade ambiental, uma parceria entre a Arena Gastronômica 2020 e a ASA vão transformar o óleo utilizado nas cozinhas dos restaurantes em sabão.

Em 2019, a Arena Gastronômica atendeu cerca de 26 mil pessoas, movimentou R$ 342 mil e gerou 75 empregos diretos. A expectativa para que os números da edição deste ano sejam ainda melhores por conta da leve melhora econômica do Brasil. Segundo André Araújo, presidente da Abrasel, “a expectativa é de um crescimento de 15% em faturamento e fluxo de foliões em relação ao ano passado com um carnaval tranquilo e seguro,  espantando a crise de uma vez”.

BLOCO – Como manda a tradição, o bloco carnavalesco “Só Como na Rua”, que sai desde a primeira edição da Arena Gastronômica e que é comandado pela Abrasel em Pernambuco, vai às ruas na quarta-feira (19). Com saída na Rua do Observatório às 19h,  marca o início das atividades da Arena.

SERVIÇO – Arena Gastronômica 2020

Dias: 19 (abertura às 15h), 20 a 25 (abertura às 16h)

Local: Rua do Observatório, S/N, Recife Antigo.