O mês de agosto é dedicado à intensificação de campanhas acerca dos benefícios da amamentação para a saúde do bebê e para a mãe. Iniciado em 2017, o Agosto Dourado foi criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e tem como objetivo promover e incentivar a prática da amamentação.

O tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2019, que aconteceu no dia 01 ao dia 07 de agosto, foi “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”. O tema enfatiza a importância do envolvimento dos pais e familiares no incentivo à amamentação, mas também no acolhimento às dificuldades da mulher. 

O leite materno além de oferecer todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do recém-nascido, também é fonte afeto entre a mãe e o bebê. Entretanto, amamentar nem sempre é uma tarefa fácil, e muitas mães não conseguem e/ou desistem diante a falta de informação e apoio. Para isso, destaca-se a importância da rede de apoio da mulher para que a amamentação, além de oferecer benefícios para a saúde do bebê, seja um momento prazeroso para a díade mãe-bebê.

“A amamentação proporciona um momento de intimidade muito importante para o fortalecimento do vínculo entre a mãe e o bebê. Pensando nos benefícios para o binômio mãe-bebê, além do incentivo, é importante o apoio do companheiro e dos familiares, evitando, principalmente, julgamentos sobre a mulher e a prática da amamentação. Menos cobrança e mais disponibilidade!” – explica Psicóloga Roberta Pereira.

Foto: Divulgação

Via: Assessoria de Imprensa