Cidade Tabajara, em Olinda, recebe intervenção de voluntários para doação de insumos básicos e prestação de serviços gratuitos

Dando seguimento às intervenções nas favelas pernambucanas, a Central Única das Favelas de Pernambuco – CUFA PE recebe o reforço do time da Ação Veterinária. Neste sábado (19), a Cidade Tabajara, em Olinda, recebe os voluntários para um dia de doação de insumos básicos, recreação e prestação de serviços como cortes de cabelo e consultas para animais domésticos.

Uma das necessidades que mapeamos recentemente foi a preocupação com a saúde dos pets dos moradores de favela. “Ao lado da Ação Veterinária, coordenada pelo Médico Veterinário Dr. Valdomiro Joaquim e seus colegas, promoveremos a assistência clínica para animaizinhos de todas as espécies, fazendo o checkup de sua saúde e encaminhando suas necessidades, afinal de contas, eles também são nossa família”, avalia Altamiza Melo. Outra demanda é o atendimento jurídico gratuito, com apoio do escritório Marinho e Câmara, que prestará consultoria e encaminhamentos às dúvidas e necessidades dos moradores da região.

A ação combinará estes serviços com a doação de álcool em gel a 70%, máscaras, cestas básicas, além da conscientização sobre higiene e aferição de temperatura. A CUFA PE arma ainda um estande para cuidar da beleza dos moradores, com corte de cabelo e sobrancelha. 

“Nosso desafio agora é reenergizar o potencial da favela, com uma injeção de ânimo para resgatar a auto-estima das pessoas e seu poder de reação. Enfrentar o isolamento digital promovido pela falta de condições de manter a internet, melhorar o acesso à educação que agora está sendo realizada à distância. É mais uma barreira que precisamos vencer”, avalia.  A ativação econômica das favelas também passará por intervenção com a formação e orientação profissional. “Já temos turmas se capacitando na técnica Tie Dye em parceria com a produtora Juliana Martins, que armou um stand no Shopping Recife, semanalmente. E já articulamos capacitação em Marketing Digital e Uso de Redes Sociais para pequenos negócios, entre outros que ainda estão por vir”, adianta.

No total, a rede de ações encabeçadas pela CUFA Pernambuco atende mais de 110 mil pessoas nas mais de 500 favelas da Região Metropolitana do Recife e de cidades do Litoral Sul do Estado. No planejamento, os braços do voluntariado em rede alcançará cidades no Agreste pernambucano, como Caruaru. Toda a iniciativa é feita com apoio fundamental da iniciativa privada, da Assembleia Legislativa do Estado, do Governo do Estado através da Secretaria de Políticas de Prevenção a Violência e as Drogas, Unesco, Instituto Galo da Manhã e do programa ONU Habitat.

SERVIÇO – AÇÃO VETERINÁRIA E CUFA PE NA CIDADE TABAJARA

Sábado, 19 de setembro – das 9h às 15h

Praça 12 de março – Rua Potiguar, Cidade Tabajara – Olinda

Com Atendimento veterinário, Atendimento jurídico, Corte de cabelos, Doação de álcool em gel a 70%, Máscaras, Recreação e mais.