A inteligência por trás da cobrança

Empresas do setor de recuperação de crédito apostam em inovação e recursos digitais para maior crescimento da área

A inteligência artificial e o uso de robôs já uma realidade em diversas em áreas. Mas no mercado da recuperação de crédito e da cobrança amigável, esses recursos têm sido indispensáveis. O uso de central telefônica 100% digital, URA Reversa, URA eletrônica, WhatsApp, mensagens de voz padronizadas, SMS Flash e sistemas de higienização de cadastros são alguns dos recursos disponíveis para o setor.

Alguns especialistas do mercado chegam a apontar para uma 4ª revolução industrial ou até mesmo uma revolução digital que mudará não só as relações de trabalho, mas a formação do profissional em diversos setores econômicos. Atuando na área de recuperação de crédito em Pernambuco e em todo o Brasil, a EBC Cobranças tem buscado maior inovação e vem aplicando essas ferramentas digitais, mas investindo também no seu “capital” humano como diferencial.

De acordo com o diretor geral da empresa, Fernando Alex, a tecnologia tem sido fundamental para dar celeridade aos processos. “Através da tecnologia de ponta tem sido possível solucionar diversas pendências e casos que antes tínhamos maior dificuldade. Estamos nos aperfeiçoando cada vez mais para ter celeridade nos processos e conseguir entregar valor ao nosso cliente. Sem contar que dispomos de material humano altamente qualificado e treinado para dar respostas ao cliente. São pessoas que estão habilitadas para a negociação e que conseguem trazer maior aceitação entre os clientes com dívidas”, explica.

Na EBC, a central telefônica digital chega a armazenar informações por um período de 12 meses e através da URA Reversa, o cliente que está endividado pode negociar formas de pagamento por SMS de texto, gravação (intermediada por robôs), assegurando maior conforto e uma maneira mais sutil de abordagem. De acordo com o gerente da empresa, Felipe Correia, hoje as pessoas preferem resolver suas pendências financeiras sem a necessidade de falar com um operador, configurando maior autonomia por parte do cliente. “Com a ferramenta do ‘Negocie aqui’ ou URA Eletrônica, o devedor consegue negociar 100% da sua dívida sem precisar falar com ninguém”, conta.

Outro canal muito importante nesse setor, tem sido o WhatsApp responsivo. Segundo Felipe, as pessoas tem preferido essa comunicação à tradicional, que são as ligações telefônicas.”Também conseguimos fazer mensagens de voz personalizadas para cada tipo de credor e quando a pessoa retorna, já é redirecionada para um dos nossos operadores. Através da URA Reversa conseguimos fazer 60 ligações dentro de um minuto, o que seria impossível para um operador humano. Já a ferramenta do SMS Flash também é um recurso que força a leitura da mensagem, uma vez que o texto ‘explode’ na tela do smartphone do usuário. Ou seja, por trás de toda essa tecnologia está a inteligência artificial”, esclarece o gerente da EBC.

Através de uma ferramenta chamada de “metralhadora”, é possível contatar um banco de dados com mais de 2 mil clientes. O recurso permite validar os telefones que estão ativos e separar contatos inativos, otimizando o tempo dos operadores, que chegam a ter 90% dos contatos bem sucedidos. A higienização de cadastro também é um dos principais serviços realizados pela empresa, chegando a validar dados como CPF, CNPJ e informações importantes para entender o perfil do cliente devedor.

Apesar de toda essa inovação, o gerente garante que o material humano é indispensável. “O perfil de cobrança mudou e hoje é voltado para inteligência por trás da cobrança, permitindo campanhas com SMS, emails, validando cadastros e integrando vários canais em nosso sistema. Porém, por mais que se tenha uma negociação através da URA ou contatos via canais digitais, as pessoas se sentem mais seguras negociando com outra pessoa do que com uma máquina, além de dúvidas que precisam ser esclarecidas e que só o operador vai poder ajudar o cliente. Então, vejo a tecnologia como uma aliada no nosso trabalho”, comenta.

EBC Cobranças

É uma empresa de cobranças que está no mercado desde 1983. A EBC possui a tecnologia voltada para a higienização de cadastros, além de ter foco em serviços como recuperação de crédito, empréstimos, assessoria jurídica e cobrança amigável. A empresa acredita no respeito à legislação vigente e que o bom relacionamento entre credores e devedores é essencial para o desempenho de um bom trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *