Especialista explica como o outsourcing fiscal pode contribuir para o funcionamento saudável dos negócios

Não dá para se esquivar das obrigações fiscais. Contudo, em diversos casos, elas acabam comprometendo boa parte do orçamento, o que deixa a situação financeira da empresa pesada. Porém existe a possibilidade de recolher menos impostos do que já paga. Seja por desconhecimento das leis ou mesmo dos incentivos, alguns gestores deixam passar despercebidos benefícios importantes. Através do outsourcing, uma empresa pode se beneficiar com a diminuição dessa carga tributária sem deixar de cumprir as suas obrigações.

O outsourcing fiscal é o nome dado ao processo de terceirização das atividades relacionadas à contabilidade e cumprimento das obrigações fiscais de uma empresa. Para o especialista em finanças e sócio da AJS Capital, Aurimar Borges, o outsourcing fiscal é uma forte tendência no mercado:

 ‘’O outsourcing fiscal está continuamente em atualização sobre as mudanças na legislação e é uma grande tendência no mercado. Ele permite adequar as práticas fiscais ao tipo de tributação que possibilita maiores vantagens para o negócio. Assim, quando o setor fiscal de uma empresa conta com o outsourcing, ele usufrui de uma gestão ainda mais qualificada’’, explica.

Um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) mostrou que em média, quase 90% das empresas brasileiras têm algum problema fiscal. No comércio, 96% dos estabelecimentos têm alguma irregularidade, enquanto na indústria, 92% das empresas não estão completamente regularizadas. As pendências incluem atrasos no pagamento de impostos, na entrega das obrigações acessórias ou não cumprimento das exigências impostas pelo Fisco.

Para Aurimar Borges, esses problemas podem estar relacionado ao grande volume de atividades, somado ao fato das empresas terem equipes cada vez menor. Nesse caso, adotar outsourcing fiscal é fundamental, tanto na gestão corporativa, como na redução de custos, automação de cálculos de impostos, gerenciamento de documentos, mitigação de riscos fiscais, entre outros fatores que podem trazer grandes facilidades para as empresas.

Sinais que a empresa precisa de um outsourcing fiscal

O especialista Aurimar Borges conta que é preciso se atentar a alguns pontos que indica a necessidade do outsourcing fiscal. ‘’Se a sua empresa está sempre cometendo irregularidades, tendo que correr contra as multas e sanções do Fisco, esse é um forte indício de que ela precisa urgentemente do outsourcing de operação fiscal. Esse tipo de problema não afeta apenas o caixa, ele pode comprometer a imagem do negócio. Outro ponto é se empresa não consegue focar no core business. Se a sua equipe está ficando sobrecarregada por ter que lidar com questões burocráticas da área fiscal, é muito provável que ela sequer tenha disponibilidade para focar na estratégia do negócio’’, finaliza.