A Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, possui uma posição geográfica privilegiada que garante clima ameno e paisagens naturais de tirar o fôlego, que vão desde as praias douradas do Porto Santo até uma floresta milenar, a Laurissilva. Para preservar tamanha biodiversidade, o arquipélago conta com diversas reservas naturais e que valem a pena estar no roteiro dos viajantes. 

1. Reserva Natural da Rocha do Navio
Criada em 1997, esta reserva situada no concelho de Santana pode ser acessada a partir do mirante da Rocha do Navio, por meio de um teleférico ou por uma vereda escarpada na rocha. A vista do local é incrivelmente bela e tranquila, com cascatas que correm dos penhascos até ao mar, uma praia selvagem de calhau e uma brisa fresca sempre presente. Esta reserva é habitat da foca monge e preserva a flora endêmica existente nas suas falésias e nos Ilhéus Rocha das Vinhas e da Viúva.

2. Reserva Natural Ponta de São Lourenço
Localizada na península mais a leste do Arquipélago da Madeira, esta reserva criada em 1982 oferece vistas deslumbrantes, não só das costas norte e sul da ilha, mas também das ilhas Desertas e Porto Santo. Devido às suas condições geológicas, conta com fauna e flora exuberantes, além de múltiplas cores provenientes das flores selvagens e das diferentes camadas rochosas de origem vulcânica. A paisagem quase intocada e a sensação de isolamento tornam o lugar ainda mais especial. Além disso, no local está um dos percursos mais fascinantes na Madeira – a Vereda da Ponta de São Lourenço. Vale a pena visitar!

3. Reserva Natural Parcial do Garajau
Nesta reserva, criada em 1986 e localizada na costa sul da Ilha da Madeira, fica uma das praias preferidas dos amantes de mergulho, a praia do Garajau. Situada a apenas 15 minutos de carro do Funchal, seu acesso é feito por teleférico ou de carro, desde a Ponta do Garajau. A Reserva Natural Parcial do Garajau é a única reserva marinha exclusiva de Portugal e oferece condições perfeitas para o mergulho, permitindo o contato próximo com uma grande variedade de espécies que ali vivem e excelentes oportunidades para a fotografia aquática.

4. Reserva Natural das Ilhas Desertas
Desertas é o nome do conjunto de três pequenas ilhas (Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio) que se situam a sudeste da Ilha da Madeira. Esta é uma área de refúgio e conservação da foca monge e espécies raras da flora endêmica, além de centro de nidificação de aves marinhas, e passou a ser uma reserva natural em 1995. A Deserta Grande é a única que aceita visitas, mediante autorização prévia. O acesso à ilha é feito apenas de barco a partir do Funchal. A viagem de ida tem duração de cerca de 3 horas, mas o percurso é belíssimo e o visitante pode avistar golfinhos, baleias e aves marinhas. 

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações acesse www.madeiraallyear.com.