Em edição robusta, mais de cem montagens serão apresentadas nos teatros do Recife, de 8 de janeiro a 14 de fevereiro

No ano em que celebra 25 edições, o Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival de Artes Cênicas e Música de Pernambuco prepara um grandioso evento: serão 104 montagens, mais de 20 estreias e duração estendida: vai de 8 de janeiro a 14 de fevereiro. Maior festival de artes cênicas do Estado, traz importantes produções nacionais e privilegia a cena local – não só companhias do Recife, mas de Limoeiro, Petrolina e Caruaru estarão presentes, numa valorização, também, do cenário artístico do interior.

Oferecer ao público uma grade cheia de possibilidades artísticas e estéticas é uma das principais marcas do Janeiro e, em 2019, ela será mantida. Teatro adulto, para infância e juventude, dança e música vão ocupar os teatros Apolo, Arraial Ariano Suassuna, Barreto Júnior, Boa Vista, Hermilo Borba Filho, Santa Isabel, Luiz Mendonça e Marco Camarotti, além do Espaço O Poste e Teatro de Bolso Silvio Pinto. Descentralizando o festival, Camaragibe e Serra Talhada se tornam palcos do evento, com grade que contempla espetáculos de dentro e fora do Estado. A programação completa está no site www.janeirodegrandesespetaculos.com.

Cinco grandes nomes da nossa arte serão homenageados: o cantor e compositor Claudionor Germano, a bailarina e coreógrafa Fátima Freitas e as atrizes Isa Fernandes, Sônia Biebard e Suzana Costa. Com orçamento reduzido, o festival deste ano deixa de ser competitivo e não fará a entrega do tradicional Troféu Apacepe de Teatro e Dança. ”Nossa resistência será nosso maior prêmio”, diz Paulo de Castro, diretor geral do Janeiro e presidente da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), realizadora do evento.

A abertura será com espetáculo do segmento que se consolidou em 2018: a música. “Acerto lírico” levará ao palco do Teatro de Santa Isabel Getúlio Cavalcanti, que, com o Coral Edgard Moraes e o Bloco da Saudade, apresentam show com o melhor da obra lírica do compositor. A cena nacional também se vê no Janeiro. Em destaque, produções como o musical “Palavra de mulher”, no qual Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa revisitam o universo feminino a partir de canções de Chico Buarque, “O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu”, polêmico drama sobre opressão e intolerância, e “Navalha na carne – Uma homenagem a Tônia Carrero”. 

Parceria inédita traz o Festival do Teatro Brasileiro (FTB), um festival nômade, que leva o panorama cênico de um estado a outro. No Janeiro, ele aportará com montagens de companhias de Brasília; entre os curadores estão a atriz e programadora Paula de Renor e Glauber Coradesqui. O FTB oferece ainda residências artísticas, oficinas e encontros informais entre artistas [mais informações pelo www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br].


ESTREIAS – 
As mais de 20 estreias do Janeiro de Grandes Espetáculos contemplam todas as áreas. Em dança, ganham cena obras como “Agbara Obirin”, da Cia. de Dança Daruê Malungo, e “Um pano que limpa o tempo”, da Compassos Cia. de Dança. No segmento musical, destaque para o lançamento dos CDs “Frevo para ouvir deitado”, de Mônica Feijó, “Cabeça coração”, de Igor de Carvalho, “Minha boca não tem nome”, de João Fênix, e “Vereda caminho”, disco de estreia da carreira solo de Bruno Lins, além do show “Sarau de Jackson do Pandeiro”, com Silvério Pessoa. Em teatro, “Em nome do desejo”, da Gualharufas Produções, e “Eu, ele ou você?”, da Real Cia. de Teatro Albemar Araújo.

A programação paralela contempla a exposição “Galeria reciclada”, que dá novo significado ao material descartado pela indústria gráfica; lançamento de livros, como “Música para o povo que não ouve”, de Cannibal – que também faz show de lançamento do disco “Oferenda”, com sua banda Café Preto; oficinas de palhaçaria e dança; roda de diálogo e leitura dramatizada. Informações e inscrições estão disponíveis no site do festival.


INGRESSOS –
 Os tíquetes para os espetáculos variam de R$ 10 a R$ 60 e podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido a partir do dia 3 de janeiro ou na bilheteria dos teatros duas horas antes de cada apresentação. Algumas sessões oferecem entrada franca.

O 25º Janeiro de Grandes Espetáculos tem patrocínio da Prefeitura do Recife, apoio da Cepe, Sesc, Virtual, TV Universitária e Globo Nordeste.


SERVIÇO

25º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival de Artes Cênicas e Música de Pernambuco
De 8 de janeiro a 14 de fevereiro de 2019
Ingressos: à venda a partir de 3 de janeiro, no www.ingressorapido.com.br
Informações e programação: www.janeirodegrandesespetaculos.com


Nas redes: 
Instagram/@jgespetaculos
Facebook/janeirodegrandesespetaculos